Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019 | Horário: 16:36

Prefeitura apresenta projeto do Parque Augusta ao Ministério Público

Espaço de 23 mil m² contempla diversos recursos e garante permeabilidade do solo em meio ao concreto paulistano

A Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), apresentou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, ao Ministério Público do Estado de São Paulo, o projeto executivo do futuro Parque Augusta, na região central, previsto para ser entregue à população paulistana em 2020. O novo espaço público possui cerca de 23 mil metros quadrados de área e é uma antiga reivindicação da região.

A área verde, já protegida por tapumes, encontra-se em fases preliminares à obra. Em sua primeira etapa estão contempladas as intervenções relativas ao restauro do Portal e Casa do Bosque. Na etapa de manejo estão previstas remoções de árvores mortas e com estado fitossanitário ruim; outras serão retiradas de pontos específicos para transplante em outros locais do parque.

Para garantir a permeabilidade do solo, como prevê o projeto para atender à legislação, os passeios receberão acabamento diferenciado. Apenas alguns serão concretados, quando imprescindível – notadamente para assegurar a acessibilidade. Os materiais incluem pisos drenantes, passeios com terra batida ou com pedriscos.

Acessos

O Portão 1 (Rua Caio Prado) será o acesso principal para pedestres quando o parque for aberto ao público. Ele dá acesso à sala expositiva e informações. Por ele também se chega com facilidade à clareira, Academia da Terceira Idade (ATI) e redário. O Portão 2 (rua Augusta) também se destina ao público, com acesso direto às áreas verdes, cachorródromo, área de slackline e playground. Já o Portão 3 (rua Augusta) facilita o acesso aos sanitários (públicos e destinados aos funcionários), arquibancada, deck elevado e espaços de apoio (vestiários, copa, depósitos, almoxarifado e administração).

Tanto o Portão 4 (rua Marquês de Paranaguá), quanto o Portão 5 (rua Caio Prado) estão destinados a serviços. Ambos serão usados como acesso de funcionários, favorecendo as áreas de manejo e compostagem. O setor receberá passarela metálica.