Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017 | Horário: 11:05

Prefeitura apresenta projeto de reforma da Praça Princesa Isabel em parceria com empresa

Espaço será reformado pela Porto Seguro e contará com quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground, entre outras opções de lazer para a comunidade
1016174-20171023_Apresentacao_da_nova_Praca_Princesa_Isabel_LG_1.jpg

A Prefeitura de São Paulo e a Porto Seguro apresentam nesta segunda-feira (23) o projeto de reforma da Praça Princesa Isabel, em Campos Elíseos, região central. A obra será realizada pela companhia que fará um investimento de cerca de R$ 1 milhão, sem contrapartidas ou ônus para o município.

“Esta é uma praça bastante emblemática para a região. O apoio que a Porto Seguro vem nos oferecendo se manifesta mais uma vez com a recuperação desta região, em um trabalho contínuo e permanente que desenvolvemos”, disse o prefeito João Doria. O prefeito também ressaltou a importância para a capital de parcerias com as empresas e se colocou à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

O projeto prevê a reforma da praça com a implementação de uma quadra poliesportiva com alambrado e refletores, academia ao ar livre com 20 aparelhos, mesas de jogos de tabuleiro, mesas para piquenique, playground, cachorródromo cercado, local para apresentações artísticas, espaço para feira de artesanato, espaço para food trucks, sanitários públicos (feminino, masculino e acessível), pista de corrida de 1.500 m, além de bancos de concreto, 30 lixeiras, 10 bebedouros e iluminação.

Para garantir a segurança dos frequentadores, o local receberá também bases da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana e haverá ainda a instalação de câmeras para a integração ao programa City Câmeras, uma iniciativa que reúne imagens de todas as câmeras conectadas ao sistema e que poderão ser acessadas diretamente pelos distritos policiais, batalhões da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM), garantindo mais agilidade nas ações de prevenção e combate ao crime e contribuindo nas investigações.

Segundo o secretário especial de Investimento Social, Cláudio Carvalho, o apoio de empresas cidadãs como a Porto Seguro é fundamental. “A revitalização do entorno da Nova Luz gera uma integração de moradia, trabalho, lazer e atividades culturais, proporcionando uma melhor qualidade de vida para uma parcela significativa da população que diariamente se desloca nos terminais de ônibus ou vive no entorno”, disse.

A Porto Seguro fará a contratação da empresa responsável pelos reparos, e a ideia é que as obras sejam iniciadas nas próximas semanas. A praça deve ser entregue à população da região cerca de 90 dias após o início da reforma.

"Estamos em Campos Elíseos há mais de 40 anos e nos preocupamos em colaborar com o desenvolvimento do bairro onde está localizada a nossa matriz. Campos Elíseos faz parte da nossa história. Atribuir valor a essa região, que possui tanta relevância histórica para São Paulo, e beneficiar a comunidade trazendo mais opções de lazer, é o grande ganho deste projeto", ressalta o presidente da Porto Seguro, Fabio Luchetti.

Localizada na Avenida Duque de Caxias, próximo à estação Júlio Prestes, a praça, hoje conhecida como Princesa Isabel, fazia parte da propriedade de Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá. Até os anos de 1865, a praça ficou conhecida como Campo Redondo, pois ali se realizavam corridas de cavalo que posteriormente foram transferidas para um hipódromo na região da Mooca.

A praça recebeu posteriormente a denominação de Largo dos Guaianases e teve as terras vendidas, em 1879, para o alemão Frederico Glette que, entre os anos de 1882 e 1890, abriu diversas ruas no entorno do local, como dos Protestantes, do Triunfo, dos Andradas e dos Gusmões, originando o bairro Campos Elíseos, o primeiro bairro planejado da cidade de São Paulo. A atual denominação da praça foi sugerida apenas no ano de 1921, pelo vereador Henrique Queiroz, dias depois do falecimento da Princesa Isabel.

Sobre a Porto Seguro
A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são aproximadamente 8 milhões de clientes, 15 mil funcionários, 18 mil prestadores e 30 mil corretores parceiros.

A companhia possui ainda 128 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência - que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, telefonia celular, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2016, o lucro líquido da companhia foi de R$ 923 milhões