Quarta-feira, 7 de Junho de 2017 | Horário: 17:52

Prefeitura apoia campanha Junho Lilás para reforçar a importância do Teste do Pezinho

Ação é uma iniciativa da União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (UNISERT) e da APAE de São Paulo

A União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (UNISERT) e a APAE de São Paulo realizam neste mês a campanha Junho Lilás, que destaca a importância do Teste do Pezinho, um exame rápido, gratuito e obrigatório por lei, que detecta doenças em recém-nascidos antes de os sintomas aparecerem. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo.

A campanha contará com diversas ações durante todo o mês, e busca conscientizar a sociedade que o teste é o primeiro passo para definir o futuro do bebê. O exame é realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido e é fundamental na prevenção da Deficiência Intelectual e na melhoria da qualidade de vida das crianças.

O filme sobre a importância do teste está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=OggSPrV6yEI

Referência no Teste do Pezinho

A APAE de São Paulo implantou o Teste do Pezinho no Brasil em 1976 e, desde 2001, é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a organização é responsável pela realização do teste de 77% dos bebês nascidos na capital paulista, 64% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo e 16% do total de crianças triadas no Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e de maternidades e hospitais privados.

O Laboratório da APAE de São Paulo é o maior da América Latina em número de exames realizados e, desde a sua implantação, triou mais de 15,5 milhões de crianças brasileiras. Apenas em 2016, foram cerca de 2,5 milhões de testes realizados.

- Teste do Pezinho Básico: é obrigatório e gratuito em todo o país. Identifica, no Estado de São Paulo, as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

- Teste do Pezinho MAIS: além do que se detecta no teste Básico, inclui mais quatro diagnósticos: Deficiência de G-6-PD, Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose Congênita.

- Teste do Pezinho SUPER: é o único a triar 48 doenças e um dos mais completos testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas em Tandem – MS/MS.

- Teste do Pezinho para SCID e AGAMA: detecta um grupo de doenças genéticas graves nas quais não há produção de células de defesa T e/ou B nem de anticorpos protetores. O teste pode ser realizado associado a qualquer dos testes acima ou a critério médico.

Saiba mais em: http://www.apaesp.org.br/