Quinta-feira, 7 de Setembro de 2017 | Horário: 17:45

Prefeitura anuncia revitalização do Parque da Independência

Estão previstas as reformas do playground, da área de piquenique, dos sanitários e a recuperação das áreas do entorno da Casa do Grito
911128-Parque da Independência . Ipiranga

A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (7) a reforma do Parque da Independência, na Zona Sul da cidade. O custo da revitalização é estimado em R$ 800 mil, totalmente financiados pela iniciativa privada, sem custos para o governo municipal. Haverá reparos na fonte, no playground, na área de piquenique, nos sanitários e nas áreas do entorno da Casa do Grito. Também serão executadas ações de jardinagem e instaladas lixeiras no local.

“Estamos nos aproximando dos 200 anos da Independência do Brasil. Temos uma celebração importante e a prefeitura vai cumprir a sua obrigação de recuperar o Parque da Independência. Os jardins, o piso, a iluminação, as câmeras de segurança e também os chafarizes”, disse o prefeito João Doria.

As melhorias terão início em cerca de um mês e os custos serão pagos pelo escritório de advocacia Braga Nascimento e por empresas de construção civil. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

O Parque da Independência tem161.300 metrosquadradose recebe por volta de 7 mil visitantes aos domingos. É considerado marco histórico municipal, pois foi naquele lugar que Dom Pedro I proclamou a independência, em 1822.

Foi fundado em 1989 e é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Além da Casa do Grito, dele fazem parte o Monumento da Independência, a Cripta Imperial, o Museu do Ipiranga e, nos limites do parque, o Museu de Zoologia da USP.