Terça-feira, 9 de Outubro de 2018

Prefeitura anuncia retomada de obras em 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs)

Obras foram interrompidas em 2016; Iniciativa contará com aporte de R$ 456 milhões da administração municipal
889535-20181009_Retomada_das_Obras_das_CEUs_LG_1.jpg

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, anunciaram nesta terça-feira (9) a retomada das obras em 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs). Os trabalhos, que foram interrompidos em 2016, têm previsão de entrega para 2020.

“O que vemos aqui hoje é o desperdício do recurso público, porque não há pior obra que a obra parada. Talvez essa não fosse a nossa prioridade, pelo número de crianças que aguardam uma vaga em creche na cidade, mas pior ainda seria abandonar essas obras, só porque elas foram iniciadas na gestão anterior. Esta é uma obra do povo de São Paulo, que paga os seus impostos, que recolhe seus tributos e que antes de ver iniciada uma obra nova quer ver terminado aquilo que foi iniciado”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

A iniciativa contará com investimentos de R$ 456 milhões da Prefeitura de São Paulo, sendo R$ 60 milhões para 2018 e o restante para 2019 e 2020. Os novos equipamentos, em regiões periféricas da cidade, devem atender mais de 8 mil alunos.

Para o secretário Alexandre Schneider, a retomada das obras só foi possível graças ao uso racional dos recursos públicos. “Nossa prioridade foi investir em creches nas regiões com maior demanda”, explica.

As obras foram interrompidas ainda em estágio inicial ou com, no máximo, um terço do total concluído, e deverão ser retomadas nos próximos dias nas unidades José Bonifácio/São Pedro, São Miguel, Clube Escola Freguesia do Ó, Parque Novo Mundo, Cidade Tiradentes, Tremembé/Jardim Joamar, Carrão/Tatuapé, José de Anchieta, Taipas, Pinheirinho D’ água, Clube Escola Vila Alpina e Parque do Carmo.

A análise das obras paradas e a elaboração do cronograma de retomada foram feitas em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

Na medida em que etapas das obras forem sendo concluídas – como creches e quadras, por exemplo – os espaços serão entregues à população. Isso porque, na opinião do secretário Schneider, “não faz sentido a comunidade utilizar os equipamentos somente depois de inaugurados.”

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 46 CEUs em funcionamento. Os centros dispõem de escolas integradas com equipamentos esportivos (quadras e piscinas) e culturais (teatro e cinema) que, juntos, recebem em média 115 mil visitantes por ano, além de contar com mais de 77 mil alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

Status das obras:
José Bonifácio/São Pedro – 30% executado