Quinta-feira, 9 de Julho de 2020

Prefeitura anuncia novos resultados do Inquérito Sorológico da capital

Mapeamento aponta que 1,2 milhão de pessoas podem ter sido infectadas pelo covid-19 na capital; estratégia será ampliada com a realização de nove fases

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou na manhã desta quinta-feira (09) os resultados da fase 1 do Inquérito Sorológico realizado entre os dias 29 de junho e 6 de julho na capital paulista. Mapeamento aponta que 1,2 milhão de pessoas podem ter sido infectadas pelo covid-19 na capital.

Nesse período, os profissionais de Saúde visitaram 5.772 domicílios e testaram 2.864 pessoas em 96 distritos da capital. Nessa amostra, a taxa de prevalência da infecção por SARS-COV-2 no município ficou em 9,8% da população analisada.

“Os resultados mostram o acerto da cidade de São Paulo ao apostar numa estratégia paulistana de rastreamento. A cidade, pelas suas características e peculiaridades, apostou no inquérito sorológico que é um modelo inédito no país para poder acompanhar onde estão os casos da doença, quais são os distritos com maior taxa de mortalidade, e a partir dos dados do inquérito estabelecer estratégias importantes para que a gente possa ter uma flexibilização com a devida equidade na cidade”, disse o prefeito Bruno Covas.

Segundo Covas, a estratégia está dando tão certo que já houve a solicitação junto ao secretário de Saúde para ampliar a quantidade de inquéritos. “Nós teríamos cinco fases, a fase zero já apresentada e mais quatro, e agora nós teremos nove fases, a fase zero e oito fases subsequentes, sendo hoje a apresentação dos resultados dessa primeira fase”, completou.

Ao comparar com os dados da fase 0 do estudo, concluído até o dia 21 de junho, os números mostram que a prevalência se mantém estável, o que reflete uma atenção aos casos nos territórios pela rede básica, onde 90% dos casos suspeitos são monitorado diariamente pelas equipes nas regiões.

Ampliação da testagem

A partir dos resultados obtidos nessa 1ª fase, a Prefeitura definiu novas estratégias e intensifica, a partir do dia 13 de julho, as ações para controle da disseminação do vírus nas áreas com maior número de casos confirmados e suspeitos.

A proposta é ampliar o teste sorológico nos contatos domiciliares dos casos assintomáticos de casos suspeitos para a Covid-19 nessas 14 regiões, seguindo os critérios de elegibilidade (Brasilândia, Cachoeirinha, Jaçanã, Liberdade, Santa Cecília, Cidade Ademar, Jardim São Luís, Campo Limpo, Capão Redondo, Parque São Lucas, Sapopemba, Itaim Paulista, Itaquera e Lajeado), para promover o isolamento daqueles que tiveram contato com o vírus, mas não tem sintomas e podem transmiti-lo. A medida terá impacto importante no controle da disseminação da doença nas áreas mais vulneráveis, dando equidade a atenção à saúde. Essas áreas serão atualizadas quinzenalmente, de acordo com cada fase do inquérito.

Hoje a cidade faz, em média, cinco mil testes por dia. Os testes serão ampliados com um acréscimo de 242 mil testes por mês.

“Nesses 14 distritos com maior incidência nós vamos fazer um trabalho de campo ainda mais presente com ações em cima de todas as pessoas que estiverem sintomáticas, todas que tiverem testado positivo com teste PCR,  acompanhando a família dessas pessoas e fazendo pelo menos cinco testes em familiares que convivam com essa pessoa pra poder fazer o acompanhamento da disseminação do vírus na cidade”, explicou o prefeito Bruno Covas.

Segundo Covas, o trabalho para conter a pandemia continua e a Prefeitura segue buscando reduzir desigualdades. “Um dos dados que o inquérito mostra é que a taxa é três vezes maior na Classe E do que na Classe A. O vírus jogou luz na desigualdade social que nós temos na cidade”, disse o prefeito.

O teste sorológico deverá ser realizado à partir do 10º dia contado da data de início dos sintomas do caso confirmado.

“A cidade começou todo processo de preparação para enfrentamento da pandemia no dia 10 de janeiro com todo processo de capacitação da nossa rede de atenção básica e também a ampliação da rede hospitalar na cidade. Hoje são 1.340 leitos de UTI instalados na cidade com a taxa de ocupação que na tarde de ontem foi de 49% nos hospitais da Prefeitura”, finalizou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

“Cada unidade de Saúde teve o seu papel desde a Unidade Básica de Saúde, passando pelas UPAs, pelo serviço de urgência e emergência, e também pela rede hospitalar, não só pela ampliação dos hospitais definitivos que o prefeito nos permitiu instalar, mas também pelo dois hospitais de campanha (Pacaembu e Anhembi), criando uma rede de atenção que nos permitiu neste conjunto de rede monitorar hoje 288.903 casos suspeitos na capital”, completou o secretário de Saúde.

Inquérito Sorológico

Com o objetivo de identificar o grau de contágio da população e conhecer a real letalidade da covid-19 e, assim, nortear a atuação da Saúde Pública no enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde está realizando um estudo analítico no município que terá oito fases, realizadas a cada 15 dias, em amostras diferentes, que serão realizadas em munícipes a partir de 18 anos.

A escolha das residências acontece por sorteio e leva em consideração bases do IPTU de 2020, hidrômetros da Sabesp e cadastro da Estratégia Saúde da Família.

O morador da residência sorteada recebe orientações do profissional da saúde sobre o estudo, assina o termo de adesão à pesquisa e, diante do aceite, tem amostra de sangue coletada.

A amostra é encaminhada para análise no LabZoo - Laboratório vinculado a Secretaria Municipal da Saúde/COVISA, que subsidia as ações de vigilância epidemiológica do município. Após o processamento, o resultado do exame será informado ao munícipe participante do estudo pela UBS de referência.