Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021 | Horário: 13:35

Prefeitura anuncia autorização para abertura de dois novos concursos públicos para professores

Mais de 3,2 mil docentes poderão ser contratados; professores docentes das unidades indiretas e rede parceira também serão incluídos em formações para qualificar o atendimento de bebês e crianças nos CEIs

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (15) a autorização para abertura de dois novos concursos públicos para contratação de professores. No total, por meio de ambos os certames, poderão ser contratados mais 3.250 docentes para a rede municipal de ensino. O anúncio ocorreu durante a assinatura do acordo de cooperação da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Instituto Singularidade para o aperfeiçoamento da formação dos futuros professores da capital.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, só em 2021 foram convocados mais de quatro mil profissionais da Educação que participaram dos últimos concursos. “Temos quase mil unidades e um milhão e setenta mil alunos. A rede de Educação da cidade de São Paulo é exemplo para o Brasil”, disse o prefeito.

O concurso será para 1.270 professores de Educação Fundamental II e 1.980 de Fundamental I, explica o secretário municipal de Educação, Fernando Padula. Um dos concursos prevê a nomeação de 1.270 professores para atuação na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em escolas da cidade de São Paulo. Para estes cargos, o salário inicial é de R$ 2.379,56.

O outro será realizado para 1.980 docentes que vão atuar em salas de aulas de anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.874,48. Para todos os cargos, a carga horária é referente à jornada básica do docente, com duração de 30h aulas semanais.

Parceria

O acordo inédito de cooperação com o Instituto Singularidades, instituição particular de ensino superior com sede na capital, vai contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos futuros professores da capital levando à realidade do ensino da rede pública para o currículo da instituição de ensino. A parceria também garantirá bolsas de estudo para educadores da rede municipal em cursos livres oferecidos pela instituição, assim como a abertura de novas turmas em trilhas formativas do Instituto.

“É uma ação muito importante. Alunos do Instituto farão estágio na Prefeitura e os professores da nossa rede aprimorarão os seus conhecimentos no Instituto. É algo fundamental e um compromisso nosso de sempre melhorar a qualidade do ensino na nossa cidade”, disse Ricardo Nunes.

Estágios

As ações de estágio vão funcionar no modelo de clínica pedagógica, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cuja aplicação obrigatória ocorre em 2023. Elas preveem interações mais práticas do universitário dentro da sala de aula, acompanhado por seu professor mentor garantindo uma formação profissional mais completa e o desenvolvimento de competências e habilidades que façam mais sentido com a realidade da carreira. ⁣

As atividades terão início no próximo ano com os ingressantes dos cursos de pedagogia e letras. A expectativa é de que, inicialmente, 110 universitários façam seus estágios em escolas vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga e Butantã. Elas serão definidas de acordo com a logística que melhor atenda ao universitário. A meta é que a parceria chegue a 40 escolas até o ano de 2024. ⁣

A Secretaria Municipal de Educação terá como missão receber o universitário e promover sua imersão em situações reais de ensino e aprendizagem. O universitário será acompanhado por um professor experiente, que vai exercer a função de mentor para acompanhar e orientar o futuro profissional. Para isso, ele receberá uma formação do Singularidades.

Cursos de formação

Em contrapartida, o acordo vai permitir que professores da rede municipal de São Paulo recebam bolsas de estudo para cursos de extensão na modalidade online na instituição. As bolsas de estudo serão estendidas aos professores mentores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da rede municipal. No portfólio do Instituto Singularidades há opções de cursos online sobre gestão escolar, psicanálise para educadores, tecnologias digitais, metodologias ativas, entre outros temas ligados à neurociência, formação integral e autoconhecimento etc.

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, a parceria configura um ótimo exemplo entre iniciativa privada e poder público que traz benefícios diretos aos estudantes da cidade de São Paulo. “Dessa forma conseguimos atender tanto os universitários que estão em busca de experiência na sua formação enquanto professores, e os nossos docentes que estão cada vez mais em busca de conhecimento”, disse Padula.

Alexandre Schneider, presidente do Instituto Singularidades, diz que a parceria vai trazer ganhos para todos os envolvidos: alunos, escolas e futuros profissionais. “O acordo vai possibilitar que os estudantes possam ter uma formação prática mais forte, já que eles vão contar com o que oferece o Singularidades, mais a experiência de um professor formador da rede municipal de São Paulo. A escola municipal vai passar a ser uma escola formadora”.

Trilhas formativas

Além do acesso aos cursos, os professores da rede também poderão participar de outras atividades como a "Trilha Formativa em Ensino Híbrido". A ação foi oferecida no início do ano e terá novas turmas nos próximos meses. A formação possui certificação de extensão universitária e tem como objetivo favorecer a recuperação das aprendizagens dos estudantes considerando o contexto ainda de pandemia e as atividades remotas que seguem como alternativa para professores e alunos.