Notícia na íntegra

Sexta-feira, 24 de Abril de 2020 | Horário: 12:06

Prefeitura amplia vagas para atendimento de pacientes com covid-19 em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira

Nesse primeiro momento, serão 54 leitos, sendo 20 de UTIs, 30 de apoio na enfermaria, um de estabilização e três de admissão
709377-Visita aos Primeiros Leitos para Tratamento da COVID-19 no Hospital Cruz Vermelha e ao Complexo Cruz Vermelha - Cidade Solidária

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, anunciou na manhã desta sexta-feira (24/4), uma parceria com o Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, na Zona Sul da cidade, para ampliar a oferta de leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com covid-19 e atender à crescente demanda por leitos no município.  

Segundo o prefeito Bruno Covas, a Cruz Vermelha é parceira da Prefeitura não só na area na Assistência Social, mas também na Saúde. “Esse hospital estava fechado por conta da pandemia do coronavírus. Vamos reabrir como um hospital referenciado com um custeio mensal de cerca de R$ 3 milhões. É um hospital que entra no nosso sistema de regulação e as pessoas que precisarem de atendimento serão encaminhadas”, explicou Covas. 

Nesse primeiro momento, serão 54 leitos, sendo 20 de UTIs, 30 de apoio na enfermaria, um de estabilização e três de admissão. A unidade tem capacidade para expansão gradativa até 75 leitos, sendo 40 de UTIs, na medida em que os equipamentos necessários estejam disponíveis. A unidade conta com Setor de Imagem com tomografia para apoio diagnóstico e realizará exames laboratoriais.   

O prédio do hospital tem 3 mil m², três andares e mais o subsolo. Hoje o Hospital conta com 110 médicos (infectologistas, intensivistas, neurologistas, nefrologistas, urologista, cirurgiões gerais e cirurgiões plásticos), mais 268 profissionais entre administrativos, apoio e assistencial e aumentará seu quadro de profissionais de forma a atender à crescente demanda.  

No lado externo, anexo ao prédio do hospital, foram instalados dois contêineres refrigerados com capacidade de abrigar, no total, 24 corpos. E outros quatro contêineres irão servir de base para tarefas administrativas e de apoio às famílias.

Tudo depende não apenas do trabalho que a Prefeitura vem fazendo para ampliar o número de leitos de UTI, mas também da parceria com a população para que as pessoas possam permanecer dentro de casa. São mais de dois mil leitos de enfermaria, quase mil novos leitos de UTI. Estamos praticamente triplicando o número de leitos na cidade”, finaliza o prefeito. 

Portas fechadas

O Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, localizado na Avenida Moreira Guimarães, 699 – Indianópolis, será referência no atendimento de covid-19 e, durante a pandemia, funcionará de portas fechadas, com as internações sendo controladas pela regulação da Secretaria Municipal da Saúde. 

Leia também:

Coronavírus: Confira as principais notícias publicadas no site da Prefeitura



collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn