Notícias

Prefeitura amplia atendimento especializado à população LGBTI na Zona Oeste

Centros de Cidadania passam a contar também com Unidades Móveis

De Secretaria Especial de Comunicação

A região da Lapa, na Zona Oeste da cidade, conta com um Centro de Cidadania LGBTI. É o quarto equipamento instalado na capital pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio de sua Coordenação de Políticas para LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Mulher Transexual, Homem Trans e Intersexual). O local oferece atendimento psicológico, jurídico e assistencial à população LGBTI do município. 

O Centro de Cidadania Claudia Wonder está localizado à Avenida Ricardo Medina Filho, 603 – Lapa e funcionará nos moldes dos outros três equipamentos da SMDHC, localizados na zona sul, leste e zona norte da cidade.

Estes centros prestam atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação. Apoio jurídico, psicológico e de serviço social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações.

Os espaços também são utilizados para ações de sensibilização dos servidores municipais, por meio de mediação de conflitos, palestras, debates e seminários. 

Todos os quatro centros passam a operar também com uma Unidade Móvel de Cidadania LGBTI. As vans de cada centro vão percorrer suas regiões levando a prestação dos serviços oferecidos.  O objetivo é tornar as políticas públicas ainda mais acessíveis para o cidadão e contribuir de forma permanente no combate à homofobia.

Ações durante a pandemia

Durante o período de pandemia, a Coordenação de Políticas para LGBTI da SMDHC entregou 4.000 cestas básicas às pessoas da comunidade em situação de maior vulnerabilidade social, montadas com alimentos arrecadados em uma campanha promovida nos Centros de Cidadania LGBTI.

Os Centros de Cidadania LGBTI funcionaram normalmente durante a pandemia, assim como o programa Transcidadania, com assistência para mulheres transexuais, homens trans e travestis inscritos e que recebem uma bolsa auxílio mensal no valor de R$1097,25.

Por meio da hashtag #SeguimosPerto nas redes sociais, a SMDHC reforçou que os serviços e equipamentos de atendimento à população seguiram abertos e funcionando normalmente durante a quarentena.

 

• Serviço

Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (Zona Oeste)

Avenida Ricardo Medina Filho, 603 – Lapa

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)
Avenida Nordestina, 496 – São Miguel Paulista
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: (11) 2032-3737
centrolgbtleste@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)
Praça Centenário, 43 - Casa Verde
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: (11) 3951-1090
centrolgbtnorte@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (Zona Sul)
Rua: Conde de Itu, 673 - Santo Amaro – São Paulo-SP
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Telefone: (11) 5523-0413 / 5523-2772
centrolgbtsul@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Merenda Escolar Sustentável

Ver agenda completa