Quarta-feira, 3 de Outubro de 2018 | Horário: 12:37

Prefeitura amplia atendimento de referência e prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa

Serão inauguradas dez unidades de serviços nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e realizadas atividades de prevenção à doença
1155310-Abertura do Outubro Rosa

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, participaram nesta quarta-feira (3) da cerimônia de abertura do Outubro Rosa no Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva (HMEC) – Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte da capital.

Durante o evento, o prefeito anunciou a implantação dos serviços que ampliarão o acesso ao diagnóstico precoce e consequente tratamento oportuno ao câncer de mama. Serão inaugurados neste mês dez novas unidades de Serviços de Referência de Mama (SRM) nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) da cidade: Unidade de Diagnóstico por Imagem Sé (Centro) e nos Hospitais Dia São Miguel – Tito Lopes (Leste), Vila Guilherme, Brasilândia/Freguesia do Ó (Norte), Butantã, Lapa - Sorocabana (Oeste), Vila Prudente e em Campo Limpo, Capela do Socorro e Cidade Ademar (Sul). Os serviços existentes nos Hospitais Dia de São Mateus – Dr. Henrique C Gonçalves (Leste) e Penha (Sudeste), serão implementados para melhor atender à saúde da mama.

“Estamos triplicando a quantidade de atendimentos, elevando de dois espaços para 12 no município. É algo mais que necessário em uma cidade com números superlativos”, destacou o prefeito Bruno Covas.

Além da inauguração dos serviços, as seis CRS realizarão atividades de prevenção e promoção de saúde, com ênfase na saúde da mulher, incluindo o estímulo às práticas de atividades físicas e alimentação adequada, que ajudam na redução da obesidade e no risco de câncer de mama. (Confira a programação por CRS e hospitais abaixo)

É importante destacar que o município de São Paulo estimula o Programa Nacional de Rastreamento do Câncer de Mama do Ministério da Saúde, que recomenda uma mamografia a cada dois anos para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

"Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais. E é dever do poder público garantir o acesso aos serviços referenciados desde a primeira consulta até o tratamento adequado e eficaz no controle do câncer de mama", diz Edson Aparecido, secretário municipal da saúde.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente, desde 1990, com o objetivo de promover a participação das mulheres nas ações de promoção, prevenção e detecção precoce para o controle do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele. No mundo, é o que mais acomete mulheres. A campanha é simbolizada pelo laço cor de rosa, que representa a luta contra a doença.

Na cidade de São Paulo, a população feminina estimada é de 6.163.262*, sendo 1,3 milhão na faixa etária de50 a69 anos. As principais causas de morte por câncer entre as mulheres foram: mama (16,8%), cólon/reto/ânus (11,4%), pulmão (11,2%), pâncreas (6,6%), estômago (5,0%), e ovário 4,8%)**.

* (Fonte: CEInfo 2018)

** (Fonte: PROAIM/CEInfo 2017

Hospital e Maternidade Cachoeirinha

O HMEC conta com um histórico de ação na rede de saúde, seja na assistência às pacientes, seja na capacitação de profissionais. Há anos realiza o evento do Outubro Rosa dentro da instituição, com palestras educativas e ações lúdicas. Em setembro deste ano, a unidade realizou mais de 240 atendimentos às mulheres da região Norte. Além da consulta médica foram feitos, no mesmo dia, exames complementares de mamografia e/ou ultrassonografia das mamas. As pacientes que foram matriculadas no hospital entraram na rotina de atendimento para eventual tratamento.

Programação (Clique para ver os horários e as atividades)

Também cada CRS organizará eventos locais ao longo do mês de outubro e eventos específicos: