Notícia na íntegra

Terça-feira, 5 de Maio de 2020 | Horário: 13:15

Prefeitura amplia ações para distribuição de refeições para pessoas em situação de rua

Projeto Rede Cozinha Cidadã já distribuiu mais de 88 mil refeições desde 23 de abril

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), ampliou a oferta de serviços nos quais as pessoas em situação de rua têm acesso a refeições, banheiros, kits de higiene e orientações. 

Prefeitura inaugura oitavo Centro de Acolhida Emergencial

Na região da Luz, por exemplo, desde 26 de março foi instalado um Núcleo de Convivência de caráter emergencial, para servir 200 refeições à população local (almoço e café da tarde). No dia 3 de abril, outro núcleo começou a funcionar, na região do Cambuci, com capacidade de oferecer café da manhã, almoço e café da tarde para 200 pessoas. 

A rede municipal também conta com 10 Núcleos de Convivência, com 3.172 vagas. Para os Núcleos de Convivência da Sé, Prates, Porto Seguro, Complexo Boracea e na Rua Helvetia, foram aditadas em caráter emergencial mais 1.260 vagas.

Refeições 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), já distribuiu, desde o dia 23 de abril, mais de 88 mil refeições para pessoas em situação de rua durante ações do Projeto Rede Cozinha Cidadã.  O valor investido nesta ação é de cerca de R$ 20 milhões. Saiba mais clicando aqui.

O Banco de Alimentos arrecada alimentos doados por indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas e os entrega às entidades assistenciais, que se encarregam de doar à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias de baixa renda. Por mês, cerca de 120 mil pessoas são impactadas com as doações do Banco de Alimentos, por meio das 300 entidades assistenciais cadastradas no Programa. 

Outro projeto é o Cozinhando pela Vida, que irá doar 180 mil refeições (almoço e janta) para população em situação de vulnerabilidade durante a quarentena do coronavírus, produzida por organizações da sociedade civil, que contratarão chefes de família que estão sem gerar renda no momento.



collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn