Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018 | Horário: 18:04

Prefeitura adquire cadeiras de rodas e almofadas de assento para equipamentos de Saúde a Assistência Social

Iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência também prevê a aquisição de cadeiras de banho
1081847-Entrega de Cadeiras de Rodas e Almofadas . SMPED . SMADS

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (13) a aquisição de 26 cadeiras de rodas e 172 almofadas de espuma moldada para alívio de pressão com investimentos de mais de R$ 110 mil feitos pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). O secretário da pasta, Cid Torquato, explicou que foi identificada a necessidade desses itens para as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Saúde (SMS). "Não é um investimento alto, mas muito necessário para o trabalho de reabilitação", destacou.

As 26 cadeiras de rodas de apoio serão direcionadas aos Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) e outros equipamentos administrados pela SMADS. Os CTAs acolhem moradores em situação de rua ofertando banho, alimentação, acolhimento, participação em oficinas e encaminhamentos para outras políticas públicas como o programa Trabalho Novo, que prevê a inserção de moradores em situação de rua no mercado de trabalho.

Já as almofadas para assentos de cadeiras de rodas, com espuma moldada para alívio de pressão, serão direcionadas à SMS, que fará a entrega aos usuários dos serviços de reabilitação que estão na fila de espera nas Coordenadorias Regionais de Saúde Norte, Sudeste, Leste, Sul, Centro e Oeste. A pasta também deverá informar os usuários sobre as formas adequadas de utilização e conservação das mesmas. Segundo Torquato, a intenção é zerar a fila de espera por essas almofadas, atualmente de 400 pessoas, com uma próxima aquisição por parte da SMPED.

"Este é um exemplo da importância do trabalho em conjunto entre as secretarias", disse o prefeito Bruno Covas ao elogiar a iniciativa.

Também está prevista a aquisição de 20 cadeiras para banho, no momento em processo de licitação, e que serão entregues nos CTAs e nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que acolhem idosos com 60 anos ou mais com diferentes necessidades e graus de dependência.