Terça-feira, 10 de Outubro de 2017 | Horário: 13:18

Prefeitura abre novo espaço do Mercado Municipal de Santo Amaro depois de incêndio

Boxes voltam a funcionar em estrutura montada em menos de duas semanas no estacionamento do centro comercial
913583-ABERTURA do novo espaço temporário do MERCADO MUNICIPAL DE SANTO AMARO

A Prefeitura inicia nesta terça-feira (10) o plano de atendimento aos 24 permissionários que perderam seus boxes durante o incêndio que atingiu o Mercado Municipal de Santo Amaro, na Zona Sul, em 25 de setembro. Foram instalados provisoriamente, em um galpão montado no estacionamento do centro comercial, 20 estandes onde os comerciantes podem vender seus produtos. Os outros quatro, que são restaurantes, ainda serão instalados.

“Dez secretarias estiveram envolvidas para recuperar em tempo recorde. Em duas semanas nós colocamos em funcionamento um mercado que foi consumido integralmente pelo fogo”, afirmou o prefeito João Doria.

A construção do mercado provisório começou em 27 de setembro, com ajuda de empresas da iniciativa privada, e levou menos de duas semanas para ficar pronta. Cerca de 150 pessoas participaram da operação emergencial. Os caixas eletrônicos não foram reinstalados, por questão de segurança.

De acordo com o secretário especial de Investimento Social, Cláudio Carvalho, que viabilizou as doações junto às empresas, a estrutura de 900 metros quadrados não teve custos para os cofres públicos. “Em conjunto com a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo viabilizamos, junto às empresas cidadãs, doações que possibilitaram a construção desse espaço, proporcionando aos permissionários o retorno de suas importantes atividades econômicas”, afirma Cláudio Carvalho.

O galpão foi doado pela empresa Tópico, no valor de R$ 145.487,86, em comodato por três meses, podendo ser prorrogado por mais um trimestre. O Grupo Eurobras doou os boxes modulados, a montagem deles e os sanitários no valor de R$ 200.243,60, totalizando mais de R$ 345 mil em recursos. O prefeito João Doria ressalta a importância de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

“Nosso principal objetivo, com a montagem desta tenda, é ajudar os comerciantes para que eles não parem de gerar renda enquanto o novo mercado não fica pronto. Fico muito feliz em ver que já temos 20 permissionários atuando novamente. Nossos esforços não param por aí. Estamos também trabalhando em uma ação para atender aos restaurantes que receberão, o mais rápido possível, uma estrutura compatível com suas especificidades”, afirma Aline Cardoso, secretária de Trabalho e Empreendedorismo.

A reconstrução do Mercado Municipal de Santo Amaro, que  ocupa uma área de6.500 metrosquadrados,  começará a ser estudada  quando a Prefeitura receber o laudo da Defesa Civil indicando se será possível aproveitar o que restou da estrutura.

História do Mercado
O centro comercial foi inaugurado em 1897, na Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes. O mercado funcionou naquela região até 1958, quando foi transferido para o atual endereço, na esquina das ruas Padre José de Anchieta e Ministro Roberto Cardoso Alves.

No início, vendia apenas produtos por atacado e começou a trabalhar com vendas no varejo a partir de 1961 atendendo, além de Santo Amaro,  os bairros de Indianópolis, Vila Mariana, Bosque da Saúde, Jabaquara, Cidade Ademar e Cidade Dutra, entre outros.

Serviço Mercado Municipal de Santo Amaro
Rua Padre José de Anchieta, 953
Segunda a sábado, das 8h às 21h. Domingos, das 8h às 17h.