Sábado, 28 de Abril de 2018

Prefeito vistoria recapeamento feito pelo programa Asfalto Novo em vias de M’Boi Mirim

Programa traz como grande novidade a qualidade superior do asfalto
1254423-Vistoria ao Programa Asfalto Novo em MBoi Mirim

O prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Milton Leite, vistoriou neste sábado (28) recapeamento nRua Jurema Araújo Silveira e na Avenida Bento de Sousa, em MBoi Mirim, na Zona Sul, realizado dentro do programa Asfalto Novo. As ruas também receberam ações de zeladoria e limpeza, como a raspagem de propagandas irregulares e a remoção de entulho.

"Cuidar da cidade, mas principalmente cuidar das pessoas, especialmente das que mais precisam. Eu me sinto muito feliz por andar nesta região, é muito importante e um prazer estar ao lado de todos vocês, escutando, levando as reclamações, porque quanto mais a gente escuta menos a gente erra", disse o prefeito Bruno Covas aos moradores.

Esta etapa do programa teve início em novembro de 2017 e foi dividida em dois lotes para o recape de 294 km de ruas e avenidas (deste total, 140 km já foram finalizados). Além das avenidas vistoriadas, a região do MBoi Mirim também será contemplada com ações nas avenidas Maria Coelho Aguiar, Agenor de Oliveira, Guido Caloi, e nas ruas Augusto Sickmannn, Nova Tuparoquera, José Manuel Camisa Nova, Antonio Ramos Rosa, José de Barros Magaldi.

O Asfalto Novo também está em andamento em vias de outras regiões da cidade como a Avenida Elísio Teixeira Leite (Pirituba/Jaraguá), a Avenida Heitor Antonio Eiras Garcia (Butantã), a Rua Augusta (Pinheiros), a Avenida Nazaré (Ipiranga), a Avenida Ibirapuera (Vila Mariana), a Avenida Interlagos (Capela do Socorro), entre outras vias.

O recapeamento já foi finalizado em vias com as avenidas Engenheiro Caetano Alvares (Casa Verde), Aricanduva (São Miguel Paulista) Flamingo (Itaquera), Braz Leme (Santana/Tucuruvi), Jorge João Saad (Butantã), João Dias (Santo Amaro), Jabaquara (Vila Mariana), e nas ruas Luar do Sertão (Campo Limpo), da Mooca, Ibitirama (Vila Prudente), entre outras.

Maior durabilidade no Asfalto Novo
O Asfalto Novo usa, pela primeira vez, dinheiro do fundo de multas para recapear as vias da cidadeO monitoramento constante feito por técnicos da Secretaria Municipal de Serviços e Obras, somado ao uso de misturas asfálticas utilizadas na Europa e nos Estados Unidos, permite que a durabilidade do recape chegue a oito anos. Ao contrário das ações anteriores, em que a recuperação do pavimento era padronizada e uniforme, uma avaliação do pavimento existente através de levantamentos e inspeções permite a aplicação do asfalto adequadamente em cada via.

Os estudos possibilitaram ainda a utilização de materiais diferenciados dos aplicados em anos anteriores, como revestimentos (capa asfáltica) com mistura asfáltica tipo SMA com polímero e fibra. Essa mistura é amplamente utilizada na Europa, em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, e apresenta vantagens como alta resistência à deformação permanente e à fadiga, maior vida útil e resistência a derrapagens.

Também são realizadas avaliações de drenagem em guias, sarjetas, sarjetões e bocas de lobo. Falta de conservação do sistema de drenagem subsuperficialé um dos principais fatores de deterioração precoce dos pavimentos.