Sábado, 12 de Maio de 2018

Prefeito vistoria obras de piscinão no Córrego Ipiranga

Horário: 00:00
Intervenções irão beneficiar as prefeituras regionais da Vila Mariana, Jabaquara e Ipiranga
1104838-Vistoria às obras do Riacho do Ipiranga

O prefeito Bruno Covas vistoriou neste sábado (12) as obras do piscinão R2 do Córrego Ipiranga, localizado na Avenida Professor Abraão de Morais, altura do número 3.800, na Zona Sul. Quando concluído, terá capacidade para armazenar 200 mil metros cúbicos, que equivalem a 80 piscinas olímpicas. Os trabalhos tiveram início em agosto de 2017 e o piscinão deverá ser finalizado no segundo semestre de 2019.

O conjunto de obras abrange três prefeituras regionais: Vila Mariana, Jabaquara e Ipiranga. Estão previstas, ainda, a execução de280 metrosde galerias do córrego Cacareco e a canalização do Riacho do Ipiranga, em um total de2.455 metrosde canalização e galerias.

O reservatório receberá as águas excedentes do Riacho do Ipiranga, do córrego Água Vermelha e do córrego Cacareco. O novo piscinão será aberto e parte do seu esvaziamento será feito por um sistema de bombas. As obras estão orçadas em R$ 160 milhões, sendo R$ 122 milhões de repasses do Ministério das Cidades.

“Estamos trabalhando para dotar a cidade da infraestrutura necessária para minimizar os impactos causados nos períodos de chuvas”, afirma o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly.

O piscinão é formado por dois compartimentos com13 metrosde profundidade. Para permitir o armazenamento de 200 mil metros cúbicos, encontra-se em fase final a readequação da alça de acesso do viaduto Aliomar Baleeiro para a Avenida Professor Abraão de Morais.

Já foram escavados 30 mil metros cúbicos de terra e instaladas 229 das 336 lamelas (paredes que dão forma ao piscinão). Tirantes (elementos lineares capazes de transmitir esforços de tração entre suas extremidades)  e vigas de coroamento (estrutura que trava a lamela) também estão em fase de instalação. No total, 15% da edificação foi executada.

Também faz parte do conjunto de obras a construção de outro reservatório, o RI- 01 – Lagoa Aliperti, na região da Rodovia dos Imigrantes, que permitirá o armazenamento de 110 mil metros cúbicos de água. O RI-01 está em projeto, com desapropriações em andamento.

Construção de piscinões
A atual gestão está executando outros dois piscinões: o reservatório 1 do Córrego Cordeiro ( Zona Sul - 50,4 mil m³ de armazenamento) e o reservatório 7 do Córrego Aricanduva (Zona Leste - 3,2 mil m³ de armazenamento).

Em 2017, outros dois piscinões foram entregues na Zona Leste. O Guamiranga (850 mil m³ de armazenamento), em fevereiro, e o piscinão 6 do Córrego Aricanduva (3,2 mil m³ de armazenamento), em dezembro.