Terça-feira, 22 de Maio de 2018 | Horário: 11:10

Prefeito visita novas instalações do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)

Equipamento é a porta de entrada para os imigrantes na rede socioassistencial da Prefeitura
1149111-20180522_Visita_as_Novas_Instalacoes_do_Crai_LG_1.jpg

O prefeito Bruno Covas visitou nesta terça-feira (22) as novas instalações do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), na Rua Major Diogo, 834, Bela Vista. O CRAI funciona como porta de entrada para os serviços da rede pública oferecidos aos imigrantes que chegam à capital, independentemente da situação migratória e documental.

“São Paulo é uma cidade de imigrantes, que sempre acolheu bem, e o mínimo que podemos fazer é dar orientações e auxiliar essas pessoas até porque muitas delas passaram por grandes traumas saindo do país onde estavam para vir para cá”, destaca o prefeito Bruno Covas.

O CRAI está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ofertando orientação para regularização migratória, assessoria jurídica (em parceria com a Defensoria Pública da União) e encaminhamentos para serviços públicos especializados nas áreas de trabalho, assistência social, saúde, moradia e educação. A equipe também atende imigrantes vítimas de violações em direitos humanos, em especial de trabalho análogo à escravidão.

O serviço é uma iniciativa pioneira no Brasil, reconhecida internacionalmente. Desde sua criação, em 2014, o CRAI já realizou mais de 15 mil atendimentos.

Com espaço maior que o anterior, a nova sede do Centro conta com a atuação de uma equipe multiprofissional capacitada para atender os imigrantes em diversos idiomas como português, espanhol, francês, inglês, árabe, crioule, suahili e lingala.

A SMDHC também conta, atualmente, com o projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes, parceria com a Secretaria Municipal de Educação – no qual são oferecidos cursos em escolas municipais estruturados em módulos, com material didático próprio e aberto para imigrantes de todas as nacionalidades.

“Aqui os imigrantes recebem auxilio jurídico, qualificação para o mercado de trabalho, atendimento psicológico, social e encaminhamento para cursos de português. Ou seja, a pessoa sai daqui com algum tipo de encaminhamento para refazer a sua vida”, ressalta a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Eloísa Arruda.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também atende os imigrantes na sua rede de acolhimento composta por Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) e Centros de Acolhida e unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) que, juntos, disponibilizam cerca de 14 mil vagas, das quais 540 são destinadas, preferencialmente ou exclusivamente, para a população imigrante.

Acolhida a venezuelanos

A Prefeitura de São Paulo está participando do programa solidário de acolhimento da população venezuelana que se encontra nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, em Roraima, atendendo pedido do Governo Federal e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Do total de 300 venezuelanos que o município se comprometeu a acolher, já foram recepcionados 267. Destes, 212 estão acolhidos atualmente pela SMADS, sendo 185 homens e 27 mulheres, entre os CTAs São Mateus, Butantã e o CAI Penha. O número de venezuelanos que procuraram atendimento do CRAI é de 113.

A Rede Cidadã em parceria com a SMADS realizou curso de capacitação do Programa Trabalho Novo para 66 pessoas. A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o setor privado, está intermediando oportunidades de empregos, especialmente com empresas que necessitem de pessoas que falem a língua espanhola ou que tenham interesse em contratar a mão de obra relacionada às qualificações identificadas nos imigrantes. O Centro Universitário ítalo-brasileiro oferecerá 50 bolsas de estudos da língua portuguesa, além dos 80 que já iniciaram estudos da língua portuguesa em uma escola próxima ao CTA. Também foram realizados mutirões de atendimento médico e odontológico, estética e massagem e, corte de cabelo e barba.