Sexta-feira, 26 de Outubro de 2018 | Horário: 17:20

Prefeito visita instalações do Centro de Acolhida Imigrante

Espaço na Bela Vista, mantido pela Associação Franciscana de Solidariedade (SEFRAS), por meio de parceria com a SMADS, atualmente atende 110 pessoas
1309029-Visita ao Centro de Acolhida Especial para Imigrantes

O prefeito Bruno Covas visitou, nesta sexta-feira (26), as instalações do Centro de Acolhida Imigrante, situado na Bela Vista, região central da cidade. O local conta com 190 vagas, sendo 80 durante o dia e 110 à noite. Atualmente, atende 110 pessoas; 20 delas provenientes de Angola.

A unidade foi inaugurada em agosto de 2014 e sua finalidade é acolher indivíduos oriundos de diversas partes do mundo, recém-chegados à cidade de São Paulo, em risco e vulnerabilidade social. É mantida pela Associação Franciscana de Solidariedade (SEFRAS), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

"Somos todos descendentes de imigrantes e a força de São Paulo vem dessas pessoas. Por isso, nada mais justo do que acolhê-las e encaminhá-las, para que sigam suas vidas em nossa cidade", disse o prefeito Bruno Covas.

O Centro de Acolhida Imigrante funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, e oferece moradia, alimentação, banho e guarda de pertences, assim como atendimento social e encaminhamento psicológico, jurídico, serviços de saúde, emprego e educação. Lá também são proporcionadas atividades socioeducativas e oficinas diversas, além de aulas de português e cultura brasileira.

O local dispõe de 12 quartos, sete banheiros, 12 chuveiros e conta com uma equipe formada por 28 profissionais. Entre eles, um gerente, coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, orientadores socioeducativos e operacionais.

Para ter acesso a um centro de acolhida, basta dirigir-se às unidades do CRAS e CREAS.

Centro de Referência
Os imigrantes que chegam à capital também podem ser atendidos em diversos idiomas como português, espanhol, francês, inglês, árabe, crioule, suahili, lingala, entre outros, no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), administrado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDH).

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Major Diogo, 834 - Bela Vista, ofertando orientação para regularização migratória, assessoria jurídica (em parceria com a Defensoria Pública da União), encaminhamentos para serviços públicos especializados nas áreas de trabalho, assistência social, saúde, moradia e educação. A equipe também atende vítimas de violações em direitos humanos, em especial de trabalho análogo à escravidão.

A pasta ainda conta com o projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes – em que são oferecidos cursos em escolas municipais estruturados em módulos, com material didático próprio e aberto para imigrantes de todas as nacionalidades.