Quarta-feira, 9 de Maio de 2018 | Horário: 15:12

Prefeito visita instalações da Obra Social Dom Bosco em Itaquera

Organização é referência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos na região
702243-Visita à Fundação Dom Bosco

O prefeito Bruno Covas visitou na manhã desta quarta-feira (9) a sede da Obra Social Dom Bosco em Itaquera, Zona Leste da capital. A organização é referência na região promovendo a formação integral de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias por meio de parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Durante a visita, que também contou com a participação dos secretários municipais Aline Cardoso (Trabalho), Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), Eloísa Arruda (Direitos Humanos) e José Castro (Assistência Social), o prefeito conheceu as salas onde pessoas com idades variadas entre 15 e 59 anos são capacitadas em cursos profissionalizantes que são promovidos semestralmente nos Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP).

Segundo o fundador da organização, padre Rosalvino Morán, a história da Obra Social Dom Bosco tem uma ligação muito forte com a família do prefeito Bruno Covas. “Seus avós {Lila e Mário Covas} me auxiliaram muito quando cheguei em Itaquera em 1981 para cuidar da juventude da Zona Leste. Eu não tinha muito o que fazer e oferecer, mas eles foram os propulsores e incentivadores dessa obra que hoje é um modelo não só para Itaquera”, destaca.

São mais de 40 cursos nas áreas de confeiteiro, padeiro, cozinheiro industrial, desenhista mecânico, mecânico de usinagem convencional, figurinista, editor de vídeo, editor de projetos visuais gráficos, eletricista instalador predial de baixa tensão, marceneiro, reparador de computador, operador em linha de montagem de equipamentos eletroeletrônicos, pedreiro, entre outros cursos.

“Algumas empresas vem buscar nossos alunos que ainda nem finalizaram os cursos como o pessoal da mecânica, da marcenaria e da mecatrônica onde a procura e a demanda é muito grande. Além disso, também temos os alunos que viram empreendedores”, finaliza o padre.

Os cursos são direcionados a pessoas de famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social na região, e os interessados em participar das próximas turmas devem comparecer com o RG na rua Álvaro de Mendonça, 456 – Itaquera, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, ou aos sábados, das 8h às 16h, para retirar a ficha de inscrição. Candidatos beneficiados ou com perfil de recebimento dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e residentes em Itaquera terão prioridade no processo.

Além dos cursos profissionalizantes, a organização também possui outras parcerias com a Prefeitura de São Paulo em serviços como Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Núcleo de Convivência de Idosos (NCI), Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE) e o Circo Social.