Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018

Prefeito visita equipe do Programa Operação Trabalho que atua no Parque da Independência

Horário: 00:00
Beneficiários são recuperados do uso de substâncias psicoativas, que viviam na Região da Luz
1549167-Visita às atividades do Programa Operação Trabalho (POT) no Parque da Independência

O prefeito Bruno Covas e a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, visitaram nesta quinta-feira (16) o Parque da Independência, no Ipiranga, e acompanham o trabalho da equipe do Programa Operação Trabalho (POT), formada por 16 beneficiários recuperados do uso de substâncias psicoativas, que viviam na Região da Luz, e que atua na conservação das dependências do espaço (varrição e jardinagem).

O projeto Praças Mais Cuidadas, que contempla as atividades desenvolvidas no Parque da Independência, é um daqueles desenvolvidos no âmbito do POT. Esse projeto tem, atualmente, 243 beneficiários, distribuídos em 20 prefeituras regionais. O valor da bolsa para esse projeto é de R$ 667,67 (20 horas de atividades semanais).

Os beneficiários alocados no Parque da Independência são da Prefeitura Regional do Ipiranga e foram encaminhados pelo CAPS AD II Ipiranga, CAPS AD III Nova Heliópolis, UA Sacomã, Centro de Acolhida Espaço Bem Estar e Hotel Social Heliópolis. Foram selecionados pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo por se estarem suficientemente aptos para o trabalho, iniciado em 21 de maio deste ano.

Segundo o prefeito Bruno Covas a ideia é levar o POT para outros parques. “Eles faziam esse trabalho de manutenção em praças e estamos fazendo um teste em um parque. Agora a gente deve levar para outros parques da cidade de São Paulo já que o custo é menor”, disse.

O POT

O Programa Operação Trabalho foi Instituído pela lei n°.13.178 de 17/09/2001, com nova redação na lei 13.689 de 19 de dezembro de 2003. Tem como objetivo conceder atenção especial ao trabalhador desempregado, residente no município de São Paulo, pertencente a família de baixa renda, visando estimulá-lo à busca de ocupação, bem como à sua reinserção no mercado de trabalho. Em 2017, o POT atendeu pouco mais de 1950 pessoas. Em 2018, até o momento, foram atendidas 1156 pessoas.

São requisitos legais para participar do POT ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros, além de ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família.

O valor do auxílio pecuniário mensal é R$ 1.001,70 para 30 horas semanais (6 horas diárias) e de R$ 667,67 para 20 horas semanais (4 horas diárias).

Atualmente, estão sendo desenvolvidos dentro do POT os seguintes projetos: POT nas Prefeituras Regionais, Vivência Prática em Gestão de Documentos, Reinserção Social Transcidadania, Telecentros Comunitários, Praças Mais Cuidadas, Agente SUAS, Hortas e Viveiros Urbanos e Combate ao Desperdício.