Sexta-feira, 1 de Março de 2019 | Horário: 12:56

Prefeito visita Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, na Zona Norte

Local desenvolve ações permanentes de combate à homofobia e respeito à diversidade sexual
1466743-Visita ao Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis

O prefeito Bruno Covas visitou nesta sexta-feira (1º) o Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, na Zona Norte. Inaugurado em 29 de setembro de 2016, o local é administrado pela ONG Instituto Omindaré. Trata-se de um dos quatro equipamentos deste perfil – os demais estão localizados nas zonas Sul, Leste e Oeste –, mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que desenvolve ações permanentes de combate à homofobia e respeito à diversidade sexual.

A equipe do Luana Barbosa dos Reis é composta por advogado, psicólogo, assistente social e por outros profissionais de apoio, incluindo três assistentes técnicos das áreas de comunicação, cultura e administrativa, duas articuladoras sociais e uma coordenadora, além da gestora da ONG.  No ano passado, lá foram realizados 4.239 atendimentos.

Assim como os demais centros, sua atuação está alicerçada em dois eixos: Defesa dos Direitos Humanos (com atendimento às vítimas de violência, preconceito e discriminação; e prestação de apoio jurídico, psicológico e assistência social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações) e Promoção da Cidadania LGBTI (oferecendo suporte, apoio aos serviços públicos da região, por meio da mediação de conflitos, palestras e sensibilização de servidores; realização de debates, palestras e seminários).

Transcidadania

O Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis, que recebeu este nome para homenagear uma mulher negra e lésbica, assassinada em Ribeirão Preto, também abriga as atividades do programa Transcidadania, que promove a reintegração social e o resgate da cidadania para travestis, mulheres transexuais e homens trans em situação de vulnerabilidade.

A principal ferramenta do programa é a educação. Assim, o Transcidadania oferece às beneficiárias e aos beneficiários a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio, frequentar cursos e oficinas de qualificação profissional e desenvolver atividades de fortalecimento da cidadania.