Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019

Prefeito visita as dependências do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Regional Sé

Horário: 00:00
Unidade é o serviço social modelo de atendimento para moradores em situação de rua
1546416-Apresentação do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) Regional Sé

O prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Castro, visitou nesta sexta-feira (18) o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Regional Sé.

Por meio do SEAS, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realiza abordagens e busca ativa para identificar a incidência de pessoas ou famílias em situação de rua e que utilizam espaços públicos como meio de moradia e/ou sobrevivência.

A unidade Regional Sé, inaugurada em 24 de outubro de 2018 e administrada pelo Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social (INFOREDES), atualmente é o serviço social modelo que busca o fortalecimento de vínculos com a população em situação de rua e encaminhamentos para Centros de Acolhida, Núcleos de Convivência, serviços de saúde e regularização de documentos, com o objetivo de resgatar a autonomia dessas pessoas. Em média, são 250 atendimentos todos os dias, e mais de 120 encaminhamentos aos equipamentos especializados.

Diariamente, em turnos diferentes, equipes de orientadores socioeducativos percorrem os perímetros da região para ofertar acolhimento, orientação e encaminhamentos para os serviços da rede, como pernoite, higiene pessoal, almoço e atendimento de saúde, visando o resgate da autonomia, cidadania e efetivando a proteção social.

“Estas ações sociais têm o objetivo de fortalecer os acolhimentos e permanência deste público nos equipamentos da rede socioassistencial e também de fornecer ferramentas para que eles conquistem autonomia e restabeleçam o convívio social”, destaca o secretário da SMADS, José Castro.

As iniciativas, com duração aproximada de 4 horas, são coordenadas por uma equipe composta por orientadores socioeducativos, técnicos e gerentes, e envolve atividades lúdicas, como apresentações musicais, oficinas em geral e atendimento com profissionais especializados de diferentes áreas. Por fim, ocorrem os encaminhamentos para pernoite. Essas atividades normalmente têm endereços fixos, nas regiões do Glicério, Anhangabaú e Liberdade.

A última ação com este foco ocorreu no dia 15 de dezembro de 2018, no CTA Liberdade. Ao todo,  45 moradores em situação de rua participaram da atividade que debateu os cuidados com a saúde. Os participantes assistiram a uma palestra de higiene pessoal, estiveram em rodas de conversa e receberam os cuidados como corte de cabelo e barba, atendimento com psicólogos e assistentes sociais.

As ações para o primeiro semestre de 2019 irão começar em fevereiro com a seguinte programação:

Fevereiro – Prevenção ao alcoolismo;

Março – Conscientização das doenças transmissíveis e Comemoração ao Dia da Mulher;

Maio – Comemoração ao Dia do Trabalho e Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes;

Junho - Festa Junina.

A unidade da SEAS Regional Sé está localizada na Avenida São João, 802, 2º andar, Centro. Ela é composta por 54 orientadores socioeducativos, 3 técnicos, sendo 2 psicólogos e 1 assistente social, e 1 Gerente. O atendimento do serviço é diário e o horário de funcionamento é das 8h às 22h.

Sobre o SEAS

A SMADS tem 31 Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS) para população em situação de rua (adultos, crianças e adolescentes) e 6 Serviços de Abordagem às pessoas usuárias de substâncias psicoativas.

No ano de 2018, as equipes realizaram 566.162 abordagens com 326.160 encaminhamentos. A população é encaminhada para Centros de Acolhida (CAs), Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), Núcleos de Convivência, CAPS, CRATOD, AMA, UBS, Poupatempo.