Segunda-feira, 13 de Agosto de 2018

Prefeito visita acolhimento para idosos na Vila Mariana

Equipamento atende 30 idosos com 60 anos ou mais com diferentes necessidades e graus de dependência
1082316-Visita ao Instituto de Longa Permanência para Idosos

O prefeito Bruno Covas, o secretário municipal Filipe Sabará (Assistência Social) e o prefeito regional da Vila Mariana, Benê Mascarenhas, visitaram na manhã desta segunda-feira (13) as dependências da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da Vila Mariana. O equipamento acolhe 30 idosos com 60 anos ou mais com diferentes necessidades e graus de dependência.

“Os idosos atendidos aqui recebem atendimento 24 horas, moram nesses locais. É um equipamento importantíssimo, a população está envelhecendo e espaços como este são cada vez mais solicitados. Por isso a Prefeitura pretende fazer a sua parte, ampliando a rede com outros equipamentos como este na cidade ”, disse o prefeito Bruno Covas.

O serviço é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) por meio de parceria com a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES) e acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social com vínculos familiares fragilizados ou rompidos por conta de maus tratos ou outras formas de violência (negligência, abandono, violência física, psicológica e econômica).

No local, os idosos são atendidos por uma equipe multiprofissional composta por 26 profissionais (gerente, técnicos, orientadores, agentes operacionais e cozinheiras) tendo acesso a abrigo, alimentação, atividades socioeducativas, trabalho psicossocial e encaminhamentos para outras políticas públicas.

Atualmente a rede socioassistencial conta 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) que juntas podem acolher até 480 idosos. As instituições funcionam em unidades com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social.

Outros serviços para idosos
Atualmente a rede socioassistencial conta com 16 Centros Dia para Idosos com 30 vagas em cada um. Nesses locais os idosos podem passar o dia enquanto o filho trabalha e retornar para casa à noite. Os serviços prestam atendimento a idosos com maior fragilidade que recebem cuidados especiais como alimentação, terapia ocupacional, atendimento multidisciplinar, além de participar de oficinas.

Nos 93 Núcleos de Convivência, que juntos atendem 12.710 idosos, são oferecidos passeios e atividades socioeducativas, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

A rede também conta com o Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECi@). O serviço proporciona um espaço de socialização e entretenimento. No local, 400 idosos participam de diversas atividades, como bailes, palestras, oficinas, aulas de ginástica e informática.

A SMADS também conta com 7 Centros de Acolhida Especiais, que prestam atendimento a 702 idosos mais independentes, garantindo acolhimento digno e resgate da cidadania.

As vagas são referenciadas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e também podem ser viabilizadas por meio de encaminhamentos do Ministério Público ou Poder Judiciário.