Quinta-feira, 1 de Novembro de 2018 | Horário: 17:16

Secretaria de Segurança Urbana realiza formatura de Guardas Civis Metropolitanos

Ao todo, 268 novos agentes serão incorporados ao efetivo

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana realizou, nesta quinta-feira (01), a formatura da 62º turma de agentes da Guarda Civil Metropolitana. São 268 novos guardas, sendo 183 homens e 85 mulheres, que irão integrar a corporação. Após o evento, que ocorreu na Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), os agentes serão designados para reforçar os Comandos Operacionais Norte, Sul e Oeste e para atuar na Operação de Zeladoria na Nova Luz..

Os GCMs concluíram as quatro etapas de preparação teórica e prática para as atividades operacionais. A primeira fase tem o objetivo de transmitir conhecimentos técnicos e científicos para a preservação da vida humana e a segurança dos cidadãos. Na segunda etapa ocorre a capacitação física, com equipamentos de defesa pessoal e treinamento de utilização de arma de fogo. Na terceira, os alunos aprendem sobre os principais tipos de crimes e a maneira de agir perante essas situações. Na sequência, é feita a capacitação para atividades operacionais.

Após a convocação, os alunos passaram por um período de preparação durante seis meses na AFSU. O curso tem a finalidade de qualificar o Guarda Civil 3ª Classe para a prestação de serviços públicos à população, tornando-o apto a realizar o exercício de suas funções de forma coerente com os direitos humanos e os princípios básicos de utilização de força, sempre priorizando a resolução de conflitos.

A atual gestão nomeou 902 agentes desde 2017, sendo 699 homens e 203 mulheres. O presente efetivo já está sendo contabilizado nas metas de contratação de 1.500 novos agentes de segurança. Atualmente, a GCM conta com 6.111 servidores atuando na segurança de São Paulo.