Terça-feira, 10 de Agosto de 2021 | Horário: 15:47

Prefeito destaca importância de nova estação da CPTM e anuncia reestruturação do setor de mobilidade e transportes da capital

A estação na Zona Sul contribuirá na melhoria da mobilidade da população na região juntamente com o plano de metas que a cidade tem na área de transportes

Os moradores da região Sul da capital passam a contar a partir de amanhã (11) com a Estação Mendes-Vila Natal na Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acompanhou a inauguração da estação administrada pelo Governo do Estado e anunciou mudanças na, até então, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) que passa a ser denominada como Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT). Com a reorganização foi criada a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM). “Dividimos a parte de trânsito e transporte porque o plano de metas com relação ao transporte é desafiador”, explicou o prefeito

Na manhã de hoje, os moradores do Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares, na Zona Sul recebeu a Estação Mendes-Vila Natal na Linha 9-Esmeralda, da CPTM. O início das operações será nesta quarta-feira (11), das 10h às 13h, nos dias úteis, com intervalo médio de 20 minutos entre os trens. O período de testes é importante para monitorar a adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.

Reorganização

Em seu discurso durante a solenidade de inauguração da estação, o prefeito anunciou a reorganização da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. Segundo Ricardo Nunes, com as mudanças, a Prefeitura de São Paulo poderá concentrar esforços para implementar 40 quilômetros de novos corredores de ônibus, 50 quilômetros de faixas exclusivas, BRT na Zona Leste, quatro novos terminais de ônibus e mais 300 quilômetros de ciclovias previstos no Programa de Metas. “Preciso atingir essas metas e tenho o compromisso com a população de cumpri-las”, destacou o prefeito.

Além das intervenções complexas e que envolvem investimento significativo e readequações viárias e de tráfego, também está prevista a criação de um novo modal de transporte. Trata-se do sistema hidroviário na represa Billings, que prevê a travessia hidroviária no reservatório, entre as regiões de Grajaú e Pedreira, na Zona Sul. O projeto prevê a construção de terminais com atracadouros, que terão integração física e tarifária com o sistema de transporte público municipal.

Entre as metas, também está previsto aumentar em 420 km a extensão de vias atendidas pelo sistema municipal de transportes, garantir que 100% dos ônibus da frota operacional estejam equipados com ar-condicionado e acesso à internet sem fio e tomadas USB, atingir 100% de cumprimento das metas individuais de redução da missão de poluentes e gases de efeito estufa da frota de ônibus da cidade.

A administração municipal também prevê reduzir o índice de mortes no trânsito para 4,5 por 100 mil habitantes e, além de ampliar as áreas calmas, se comprometeu a por em prática nove projetos de redesenho urbano para pedestres, com vistas à melhoria da caminhabilidade e segurança, em especial, das pessoas com deficiência, idosos e crianças.

Novo secretário

Com a restruturação, a nova Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) será ocupada por Levi dos Santos Oliveira. Já o novo secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) é o engenheiro Ricardo Teixeira, que atuou por mais de 40 anos na engenharia de tráfego da capital e tem ampla e comprovada experiência em gestão pública. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Município desta terça-feira.