Terça-feira, 13 de Novembro de 2018 | Horário: 10:03

Prefeito Bruno Covas visita instalações do Fab Lab Livre SP na Zona Norte

Local faz parte da rede de laboratórios públicos que oferecem à população a possibilidade de aprender e desenvolver vários tipos de projetos
1268147-Visita ao FabLab Livre SP

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou nesta terça-feira (13) as instalações do Fab Lab Livre SP, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Zona Norte da cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, o programa está entre as maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital da América Latina.

A cidade de São Paulo conta com 12 unidades de Fab Lab Livre , todas equipadas com impressoras 3D, cortadoras a laser, computadores com software de desenho digital, equipamentos de eletrônica e robótica, além de ferramentas de marcenaria e mecânica.

Durante o evento, Bruno Covas, acompanhado pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, acompanhou uma oficina de marcenaria com alunos bolsistas, beneficiados pelo programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital.  Atualmente, cerca de cem jovens que vivem em condições de risco social recebem o benefício, que é uma iniciativa das secretarias de Inovação e Tecnologia, Direitos Humanos e Cidadania e Desenvolvimento Econômico.

No decorrer da visita, o prefeito e o secretário também vistoriaram a produção de placas de acrílico na máquina de corte a laser, quando foram apresentados outros itens de mobiliário urbano desenvolvidos pelos alunos do Fab Lab, dispostos nas instalações do Centro Cultural da Juventude.

Para o secretário Daniel Annenberg, o propósito do Fab Lab Livre SP é valorizar a criatividade das pessoas, ofertando tecnologia digital avançada, sem nenhum custo, além de possibilitar o acesso a novas áreas de trabalho.

“Os laboratórios estimulam a experimentação e o desenvolvimento de projetos criativos. Precisamos ampliar o acesso da população às novas tecnologias”, destaca Annenberg.