Terça-feira, 10 de Maio de 2022 | Horário: 14:21

Prefeito assina decreto que regulamenta filmagens em zonas residenciais na cidade

Assinatura ocorreu evento que discute até a quinta-feira (12) a retomada econômica do setor de audiovisual na cidade de São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participou nesta terça-feira (10) da abertura do 1º Fórum Spcine que debaterá, durante três dias, a retomada econômica do setor audiovisual. Durante o evento, o prefeito assinou decreto que estabelece normas e procedimentos para realização de filmagens e gravações na capital. A medida deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial. O decreto de filmagens em Zonas Exclusivamente Residenciais (ZERs) é uma alteração na atual legislação que estabelece os procedimentos para tornar legais as filmagens na capital.

A falta de regulamentação para essas filmagens gera um prejuízo anual estimado para o município de R$ 550 milhões e de 14 mil postos de empregos. Isso porque, com a falta de uma padronização da Prefeitura, fica à cargo de cada Subprefeita ou Subprefeito autorizar ou não filmagens nas ZERs de sua região, e como consequência enfrentamos casos de Subprefeituras que negam filmagens em ZER arbitrariamente. Tal discricionariedade e falta de previsibilidade é extremamente prejudicial para o setor audiovisual, para os moradores de tais regiões e para a cidade.

Atualmente não há norma própria e padronizada para filmagens nas diferentes ZERs da cidade, ainda que não exista qualquer vedação. As autorizações ou negativas ficam a critério de cada Subprefeitura. Com a entrada em vigor do decreto, serão estabelecidos os detalhes técnicos necessários para que as produções audiovisuais ocorram, respeitando as especificidades das ZERs e reduzindo o impacto às vizinhanças, além de prover o adicional respaldo jurídico às Subprefeituras. “Isso diminui a dificuldade do diálogo para se fazer filmagens nos bairros da cidade. Isso é um grande avanço”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.

Fórum

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPcine, promove até quinta-feira (12) o 1º Fórum Spcine – Agenda da Retomada do Setor Audiovisual. O evento pode ser acompanhado no youtube. Segundo o prefeito que participou da abertura do evento, as discussões trarão ações importantes para serem colocadas em prática na cidade. “Não tenham dúvida que a cidade de São Paulo foca na questão cultural, valoriza a cultura e tem compromisso com as questões culturais. A gente vai continuar avançando”, destacou.

O audiovisual é um setor chave para a retomada econômica pós-pandemia e isso se deve ao grande volume de investimentos e empregos que uma produção audiovisual gera. Além disso, conforme estudo da Olsberg-SPI (instituição de referência internacional em pesquisa sobre o setor audiovisual), em média 67% dos custos de uma produção audiovisual são gastos em outros setores econômicos, especialmente em setores extremamente afetados pela pandemia, como hotelaria, alimentação, entre outros.

Para a secretária municipal de Cultura, Aline Torres, esse Fórum marca a retomada do audiovisual na capital. “A partir de hoje a classe do audiovisual poderá descobrir e debater um pouco mais sobre a área. A gente tem noção de que todo dinheiro público investido no setor retorna em várias outras áreas”, disse. “Queremos mostrar São Paulo como o paraíso do mundo. Mostrar as nossas belezas e o quanto temos de produtores do audiovisual capacitados na nossa cidade”, completou.

Organizado pelo Observatório da Spcine, o evento promove painéis que discutirão temas mais diversos relacionados à retomada do setor. “Sabemos o impacto que teve Hollywood na nossa o vida. Como a gente pensava o mundo e muito era formado pela que a gente via no cinema americano, mas na Europa também teve grande apoio no cinema italiano, depois a França. Esse investimento feito hoje vai ser muito forte e terá um retorno financeiro extraordinário e projeta a nossa cidade, o Estado, as nossas belezas e transmite uma imagem muito linda do Brasil no sentido de produtor de cinema”, disse a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

Segundo a diretora-presidente da Spcine, Viviane Ferreira, a gestão do prefeito Ricardo Nunes tem sido marcada por pontuar no cenário nacional a importância da continuidade de políticas públicas. “Consideramos que as políticas públicas precisam ser executadas entendendo o nosso esforço para formulação, acompanhamento, monitoramento e aprimoramento delas”, disse. “Num contexto de retomada da economia é evidente que muitas coisas precisam ser aprimoradas e a gente só melhora a política a partir do diálogo”, completou.

Veja a programação completa de cada uma das mesas:

Dia 1 - 10/05

14h | PAINEL - Produção e divulgação de dados no setor audiovisual
Convidados: Gilberto Vieira (co-fundador do data_labe), Jader Rosa (Observatório Itaú Cultural) e Leonardo Athias (IBGE)
Mediação: Alessandra Meleiro (Universidade Federal de São Carlos)

16h | PAINEL - Atração de Produções e Investimentos Internacionais
Convidados: Andressa Pappas (MPA), Maria Angela de Jesus (VIACOM) e Gustavo Mello (Boutique Filmes), Schelling (Produtora e proprietária da Filmland)
Mediação: Steve Solot (Olsberg SPI)

Dia 2 – 11/05
10h | PAINEL - Fomento & Investimentos no Desenvolvimento Econômico
Convidados: Aline Oliveira Cordeiro da Silva (Funcultura), Débora Ivanov (Produtora e Diretora Secretaria do SIAESP - Sindicato da Industria do Audiovisual do Estado de São Paulo), Léo Edde (Produtor, diretor e sócio-fundador da Urca Filmes) e Bárbara Oliveira (BNDES)
Mediação: Karen Castanho (Co-fundadora Biônica Filmes)