Notícia na íntegra

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018 | Horário: 17:48

Prefeito assina decreto que cria o Observatório da Gastronomia

Ações de fortalecimento do setor da alimentação serão realizadas com participação do poder público, sociedade civil e da iniciativa privada
702479-Assinatura do Decreto que Cria o Observatório da Gastronomia da Cidade de São Paulo

O prefeito Bruno Covas assinou nesta segunda-feira (10) o decreto que formaliza a criação do Observatório da Gastronomia, colegiado de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação na capital paulista.

"A gastronomia é a vocação da cidade de São Paulo. Esta iniciativa será importante para gerar renda,  capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade com  participação do poder público e da iniciativa privada", declarou Bruno Covas.

Lançado em 16 de outubro, dia mundial da alimentação, o Observatório da Gastronomia é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em conjunto com a iniciativa privada e a sociedade civil, que trabalham para potencializar as ações do setor relacionadas à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.

“São Paulo conta com pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, que trouxeram sua cultura e culinária enriquecendo a gastronomia paulistana. Precisamos explorar ainda mais esse potencial econômico e cultural da cidade, por isso o Observatório é essencial para entendermos as oportunidades e necessidades do setor nas áreas de produção, distribuição, infraestrutura, educação, inovação, turismo, restaurantes e empreendedorismo”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

A assinatura do decreto aconteceu na sede da Prefeitura durante encontro do prefeito e da secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, com o chef francês Laurent Suaudeau, um dos primeiros apoiadores do Observatório da Gastronomia, ao lado de reconhecidos profissionais do setor de alimentação.

"O Observatório vai ultrapassar as barreiras e mostrar todas as etapas de como funciona uma cozinha. Será um restaurante-escola para os alunos praticarem o que aprenderam, aberto ao público no horário do almoço. As pessoas poderão se formar e atuar como padeiros, confeiteiros e até como chefs de cozinha", enfatizou Suaudeau.

Laurent participou da concepção do Observatório desde as primeiras reuniões. O chef francês conta atualmente com uma escola e um instituto com o seu nome, que qualifica profissionais da cozinha e capacita jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por meio do Observatório da Gastronomia, a Secretaria irá implantar programas voltados à promoção da segurança alimentar, do desenvolvimento econômico, geração de renda, apoiar atividades empreendedoras e capacitação de talentos, além de assegurar a implementação da política de segurança alimentar e nutricional da Prefeitura.

Uma das metas do Observatório é a inclusão de São Paulo na Rede Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura da Unesco.

O colegiado também utilizará equipamentos públicos para desenvolver cursos e criar espaços para troca e compartilhamento de informações sobre alimentação, tendências e negócios.  

O Observatório da Gastronomia atua por meio de quatro comitês temáticos, formado por especialistas de cada um dos setores. O comitê Comida de Rua trabalha na análise constante da legislação, de modo a atender as demandas desses profissionais de forma apropriada, garantindo a satisfação da população.

Outro comitê tem como objetivo o Combate ao Desperdício, em que são propostas ações voltadas a evitar o desperdício de alimentos, ampliar o reaproveitamento e combater a insegurança alimentar.

Já a área de Imagem e Patrimônio Gastronômico de São Paulo atua para preservar, fomentar e valorizar a cultura gastronômica paulistana. E o comitê de Qualificação e Inclusão Profissional contribui para o fortalecimento do ensino profissional nos equipamentos públicos de gastronomia da cidade de São Paulo.

Combate ao Desperdício de Alimentos

A cidade de São Paulo conta, desde 15 de outubro, com o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos. Lançada no Mercado Kinjo Yamato, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a campanha tem como objetivo arrecadar alimentos em boas condições para o consumo, mas que seriam descartados por não terem valor comercial. As doações são destinadas ao Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo, que separa e doa os alimentos para entidades que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou durante um ano no Mercado Kinjo Yamato, na zona central da cidade, o projeto-piloto de Combate ao Desperdício, que foi expandido em 2018 para o Mercado Central Pari e o Mercado de Pinheiros. Até novembro de 2018, foram arrecadadas mais de 93 toneladas de alimentos que antes iam para o lixo.

Gastronomia em São Paulo

São Paulo é uma das principais cidades do mundo no setor de alimentação e gastronomia. A capital paulista conta com cerca de 6% da população trabalhando com serviços de alimentação, mais de 23 mil restaurantes com culinária de diversos países do mundo, comida de rua, forte sistema de abastecimento, 13 cursos de universidades voltados à gastronomia, além de 30% da área voltada à agricultura familiar.

A gastronomia paulistana é reconhecida mundialmente não só pelos seus números, mas pela sua qualidade. Em 2018, a cidade recebeu o título de Capital da Gastronomia pelo Sirha (Salon Internacional de la Restauration, de l’hôtellerie et de l’ Alimentation) – e também conquistou o título de Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2018, concedida pela Academia Ibero-Americana de Gastronomia.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn