Quinta-feira, 14 de Março de 2024

Prefeito acompanha atendimento de pacientes com sintomas de dengue em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Leste

Horário: 12:18

Como parte das ações do Programa Prefeitura Presente na região, o prefeito Ricardo Nunes acompanhou, na manhã desta quinta-feira (14), o atendimento de pacientes com sintomas de dengue na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tito Lopes, em São Miguel Paulista, Zona Leste da capital. Instalada em uma área com grande incidência de casos, a unidade conta com tendas anexas para o atendimento destes pacientes.

“Aqui a gente abriu uma das tendas para o atendimento da dengue. Esse atendimento nas tendas é muito importante pois é uma área com ar-condicionado e a equipe que faz a coleta do sangue, o hemograma e os resultados saem em 15 minutos”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Com o hemograma a gente consegue saber qual o estágio da doença daqueles que estão contaminados”, completou.

Na última quarta-feira (13), o prefeito anunciou um incremento de R$ 240 milhões no investimento para intensificação das ações de combate à dengue na capital, que incluem a ampliação do horário de funcionamento das AMAs, contratação de 500 médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde, mais 30 caminhonetes para nebulização e a inclusão de 3.200 agentes do (POT) Programa Operação Trabalho, sendo 100 em cada uma das 32 subprefeituras, para intensificar os trabalhos realizados pela Prefeitura de São Paulo no combate à dengue.

Para reforçar trabalho de esclarecimento e conscientização da população, haverá o apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs, que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais e, assim, agirem como agentes multiplicadores.

O trabalho de reforço das ações de esclarecimento e conscientização da população também contará com o apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs, que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais e, assim, agirem como agentes multiplicadores.

A capital também passará a contar com 96 veículos equipados com nebulizadores de inseticida (fumacê) contra o mosquito Aedes aegypti - atualmente são 66. O inseticida (Cielo) será fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde e a aplicação será feita pelos agentes da vigilância municipal, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Ampliação no horário de atendimento das AMAs

A partir de segunda-feira (18), as 80 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) passam a ter três horas a mais de atendimento todos os dias, ficando abertas até as 22h. Também haverá reforço na campanha de conscientização, com faixas em cruzamentos de vias, terminais de ônibus e dentro dos coletivos.

A gestão municipal já vem ampliando a infraestrutura de combate à dengue em toda a cidade. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a gestão tem utilizado novas tecnologias e equipamentos, e aumentou o número de agentes de saúde em ações contra o mosquito Aedes aegypti nas ruas e nas casas. Neste ano, mais de 3 milhões de ações já foram realizadas no município de São Paulo. Em 2023, foram 5 milhões durante o ano.

A Prefeitura também aumentou em seis vezes o número de agentes nas ruas, de 2 mil para 12 mil, além do uso de drones que mapeiam e outros que lançam larvicidas em áreas de difícil acesso.

Clique aqui e saiba mais sobre as ações da Prefeitura de São Paulo para combater à dengue.

Solicitar vistoria

A população pode solicitar vistoria em local com água limpa e parada acumulada, e avaliação de risco de proliferação de insetos enviando uma mensagem para o Whatsapp do 156 (11 937123805) com os dados do local de criadouro. A Prefeitura envia as equipes ao local em um prazo de 48 horas para fazer as ações necessárias.

Os cidadãos também podem fazer a solicitação por meio dos canais oficiais da Prefeitura 156 ou diretamente no site.

Prevenção

A Prefeitura reforça a importância do apoio da população no combate à dengue. O munícipe deve verificar locais em sua residência, se não está deixando recipientes e/ou reservatórios de água que possam impactar na propagação da doença.

Cuidados

As unidades de saúde municipais realizam atendimento a pacientes que apresentam sintomas da dengue, como febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, e estão abastecidas com testes rápidos para a doença, que são feitos conforme avaliação clínica.