Notícia na íntegra

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018 | Horário: 12:55

Praça Vaz Guaçu em Santana é adotada por 36 meses

Espaço na Zona Norte, conhecido como Praça do Mirante, passa a ser cuidado pela Padaria e Confeitaria Mirante, por meio do programa Adote uma Praça
1083952-20180919_Visita_a_Estacao_Meteorologica_do_Mirante_de_Santana_LG_1.jpg

O prefeito Bruno Covas assinou nesta quarta-feira (19) o Termo de Adoção da praça Vaz Guaçu, mais conhecida como Praça do Mirante, na região da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi. O espaço foi adotado pela Padaria e Confeitaria Mirante, por 36 meses, por meio do programa Adote uma Praça. Esta é a 26ª praça adotada no distrito.

O acordo prevê investimentos mensais feitos pelo adotante para limpeza, recuperação, paisagismo, colocação e corte de grama, além da adequação da iluminação pública.

Nos novos termos estão descriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

O Adote Uma Praça foi implantado em fevereiro de 2017, com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção. Até o dia 21 de agosto, foram 1.216 praças adotadas.

Adoção facilitada

Como o aprimoramento do programa Adote uma Praça, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Subprefeitura responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação é analisada em prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante a gestão.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

História

Durante a gestão de Mário Covas no município (1983-1985), o projeto para a recuperação de praças plantou, em dois anos, mais de 100 mil árvores por meio de parcerias com entidades privadas. Já na época, as empresas eram responsáveis pela conservação do verde em áreas públicas em troca de publicidade. Ao todo, 346 organizações aderiram às parcerias, beneficiando 1,3 milhão de metros quadrados. Por fim, a Prefeitura realizou serviço de conservação de 6,5 milhões de metros quadrados de áreas verdes.

Confira a íntegra do Decreto nº57.583, de 23 de janeiro de 2017, que institui o Programa Adote uma Praça.

Estação Meteorológica e Smart Eco House

Na praça Vaz Guaçu fica também a principal estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que foi visitada pelo prefeito, após a assinatura do termo. Outro local visitado, também pertencente ao complexo da praça foi a primeira Smart Eco House do Brasil. Trata-se de uma residência 100% sustentável que se tornou referência na América Latina, além de receber diversos prêmios internacionais de práticas sustentáveis. A residência modelo fica na rua Pero Leme, 23, no Jardim São Paulo e é habitada por uma família de quatro pessoas, mas consome aproximadamente 50% menos de recursos naturais.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn