Domingo, 18 de Abril de 2021 | Horário: 07:45

Praça Profº Américo Portugal Gouveia, no bairro da Saúde, recebe mais de R$ 1 milhão em revitalização

Obra era demanda antiga do bairro. Projeto foi acompanhado por moradores e pelo Conselho Participativo Municipal da Vila Mariana

A Praça Professor Américo Portugal Gouveia, localizada no distrito da Saúde, na Zona Sul, foi completamente revitalizada. O local, conhecido antes como "Buracão", é uma das áreas de lazer do bairro frequentada por muitas famílias e pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jean Mermoz. O investimento total foi de R$ 1.175.853,64.

A revitalização era uma demanda antiga dos moradores e foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar. O projeto foi acompanhado por um grupo de moradores do entorno e pelo Conselho Participativo Municipal da Vila Mariana.

Drenagem
O principal problema da praça era a drenagem, já que há uma nascente de água ali, que escorria para a quadra e para a pista de caminhada carregando barro. Essa água agora está sendo aproveitada para alimentar o lago que havia sido feito por frequentadores do local, e que a Subprefeitura resolveu formalizar no projeto. Também foram feitas duas pequenas escadas hidráulicas para que a água pudesse correr e ser captada da forma correta para a galeria de águas pluviais.

A praça recebeu rampas de acessibilidade e um novo passeio para caminhadas seguras, além de ganhar um cachorródromo, brinquedos novos para as crianças, mesas de xadrez e bancos de alvenaria. A quadra foi completamente reformada e a partir de agora possui traves de futebol, vôlei e cestas de basquete, alambrado e arquibancada, também acessível.

A Ilume (Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública) instalou 15 postes de iluminação dentro da praça, realizou ainda um trabalho de mosaico nas escadas, no parquinho e na arquibancada que foi executado por pessoas em situação de vulnerabilidade atendidos pela ONG Solidariedade com Arte.

Confira abaixo o que foi realizado:

REVITALIZAÇÃO DA QUADRA

• Revitalização de piso
  • Instalação de traves de futebol, vôlei e cestas de basquete
  • Execução de alvenaria
  • Pintura das áreas de intervenção
  • Execução de arquibancada
  • Execução de rampa de acessibilidade

EXECUÇÃO DE PLAYGROUND

• Regularização de terreno onde será implantado o playground
  • Execução de alvenaria
  • Instalação de alambrado