Quinta-feira, 22 de Junho de 2017 | Horário: 18:43

Praça Pôr do Sol recebe projeto piloto de iluminação

Iniciativa foi realizada em parceria entre o ILUME e a Prefeitura Regional de Pinheiros

A Praça Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, foi a pioneira em um projeto piloto de iluminação para praças realizado pelo Departamento de Iluminação de São Paulo (ILUME). A iniciativa ocorreu em parceria com a Prefeitura Regional de Pinheiros e também contou com ações de zeladoria, como podas e pinturas. O projeto busca destacar as áreas verdes, oferecer mais segurança e qualificar a iluminação nas áreas utilizadas para o lazer da população.

O ILUME fez todo o projeto, sem nenhuma despesa material ou custos em compras, utilizando apenas o material que estava guardado no antigo prédio do almoxarifado do Canindé - que foi esvaziado e doado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Os postes foram estrategicamente colocados em locais onde as sombras das árvores não atrapalhem o cone de luz, gerando pontos escuros. O uso de lâmpadas de vapor metálico tornou a iluminação mais eficiente nos locais de vegetação e concreto. Além de deixar a praça mais clara, a iluminação ressaltou as árvores e área verdes, deixando-as com mais contraste.

Quatro postes foram remodelados e as lâmpadas de quatro pétalas trocadas por luminárias de 400W de vapor metálico para tornar mais eficiente a iluminação no centro da praça, além da instalação de mais 4 postes de 7,5m com 2 luminárias de 250W (a 180°) com a infraestrutura necessária. Outras três luminárias antigas (localizadas em "tirantes") foram remodeladas no trecho da Avenida Diógenes Ribeiro de Lima.

Seguindo a nova orientação do Estatuto do Pedestre, foram instaladas 32 luminárias Pedonais (para calçadas) com braços e lâmpadas de 150W/250W vapor de sódio metálico nas calçadas que circundam a praça (Av. Diógenes Ribeiro de Lima; R. Décio Reis; R. Desembargador Ferreira França).