Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017 | Horário: 15:56

Praça Pôr do Sol, em Pinheiros, ganha vigilância 24 horas

Iniciativa teve a colaboração da Associação de Moradores

A Praça Pôr do Sol, localizada no Alto de Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, vai ganhar um posto fixo de vigilância, que funcionará 24 horas por dia, a partir de dezembro.

Serão sempre dois vigilantes terceirizados por turno de serviço, que vão garantir mais segurança e tranquilidade aos frequentadores do espaço, muito procurado pelos apreciadores de um dos mais bonitos pores do sol da cidade, e que deu origem ao nome popular da Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros.

Segundo o prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, esta é uma antiga demanda da população da região. A iniciativa teve, inclusive, a colaboração da Associação de Moradores, que vai fornecer o container para a instalação do posto. “Mas a manutenção do serviço será viabilizada com recursos públicos provenientes da economia obtida com o corte de veículos de uso da Regional”, informa Mathias.

A Praça Pôr do Sol tem uma área aproximada de 31 mil metros quadrados e fica a cerca de dois quilômetros das estações Vila Madalena (Linha Verde) e Faria Lima (Linha Amarela) do Metrô.

Conta com pistas para caminhadas, playground e muretas de cimento, que servem para as pessoas sentarem e apreciar a paisagem. A vegetação é constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica, além de grandes áreas gramadas e a presença de algumas “falsas seringueiras”.

Nova iluminação

A Pôr do Sol foi pioneira em um projeto piloto de iluminação para praças realizado pelo Departamento de Iluminação de São Paulo (ILUME). A iniciativa ocorreu em parceria com a Prefeitura Regional de Pinheiros e buscou destacar as áreas verdes, oferecer mais segurança e qualificar a iluminação nas áreas utilizadas para o lazer da população.

Os postes foram estrategicamente colocados em locais onde as sombras das árvores não atrapalhem o cone de luz, gerando pontos escuros. O uso de lâmpadas de vapor metálico tornou a iluminação mais eficiente nos locais de vegetação e concreto. Além de deixar a praça mais clara, a iluminação ressaltou as árvores e área verdes, deixando-as com mais contraste.

Quatro postes foram remodelados e as lâmpadas de quatro pétalas trocadas por luminárias de 400W de vapor metálico para tornar mais eficiente a iluminação no centro da praça, além da instalação de mais 4 postes de 7,5m com 2 luminárias de 250W (a 180°) com a infraestrutura necessária. Outras três luminárias antigas (localizadas em "tirantes") foram remodeladas no trecho da Avenida Diógenes Ribeiro de Lima.

Seguindo a nova orientação do Estatuto do Pedestre, foram instaladas 32 luminárias Pedonais (para calçadas) com braços e lâmpadas de 150W/250W vapor de sódio metálico nas calçadas que circundam a praça (Av. Diógenes Ribeiro de Lima; R. Décio Reis; R. Desembargador Ferreira França).