Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019 | Horário: 17:17

Praça no Brooklin é revitalizada pelo programa ‘Adote uma Praça”

Subprefeitura Santo Amaro possui mais de cem termos de cooperação que prevê a revitalização de áreas verdes na cidade

A Praça Ângelo Falgetano, localizada no Brooklin, Zona Sul de São Paulo, foi revitalizada por completo entre julho e agosto deste ano por meio do programa ‘Adote uma Praça’. A iniciativa foi implantada pela Prefeitura de São Paulo em fevereiro de 2017 com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na cidade. O local é uma das mais de 1100 áreas verdes da Capital que foram revitalizadas com a parceria entre subprefeitura e empresas, associações de moradores ou pessoas interessadas em cuidar desses espaços.

Com mais de 7 mil metros quadrados, a empresa cooperante iniciou a revitalização do local no início de julho, com o deferimento do acordo de cooperação feito pela entidade junto com a Subprefeitura Santo Amaro. Na Praça Ângelo Falgetano, foi realizado plantio de mudas, poda de árvores, manutenção completa do piso e calçadas, além de instalação de iluminação, bancos, lixeiras, equipamentos para pets e crianças, assim como também os demais serviços de limpeza e zeladoria.

Como forma de intensificar a revitalização de praças e áreas verdes na capital, a Prefeitura de São Paulo inovou ao apresentar o ‘Adote Uma Praça’, que permite que empresas, associações de bairro e moradores possam adotar esses espaços e contribuírem para a conservação dessas áreas na cidade. A Subprefeitura Santo Amaro tem mais 100 termos de cooperação feitos entre o órgão e moradores, empresas e associações comunitárias que prevê a revitalização e conservação desses locais.

A Prefeitura vem trabalhando para aprimorar o programa “Adote uma Praça”, a partir da simplificação do processo. Para adotar uma praça, o interessado deve apresentar na subprefeitura de sua região: nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço no prazo de até três anos. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com o Decreto Nº 57.583 de 2017, que institui o programa ‘Adote uma Praça’.