Sexta-feira, 13 de Abril de 2018

Postos volantes em estações do Metrô reforçam vacinação contra febre amarela em SP

Horário: 00:00
Ação acontecerá de segunda (16) a quinta-feira (19) e terá objetivo de ampliar cobertura vacinal na capital

Nove estações do Metrô de São Paulo receberão na próxima semana postos volantes para reforçar a campanha de vacinação contra a febre amarela no município. A ação é uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para ampliar a cobertura vacinal na capital, atualmente em torno de 54,2%.

As equipes de saúde farão atendimento de segunda-feira (16) a quinta-feira (19), das 10h às 18h. Nas estações Campo Limpo e Capão Redondo (Linha 5-Lilás), a ação acontecerá nestes quatro dias. Na Sé (Linha 1-Azul), a vacinação será apenas na segunda, enquanto a estação Clínicas (Linha 2-Verde) participará na segunda e na quarta (18).

Por fim, Vila Prudente e Sacomã (Linha 2-Verde), Penha e Tatuapé (Linha 3-Vermelha), e Ana Rosa (Linha 1-Azul) vacinarão na segunda, quarta e quinta.

“Hoje a vacina pode ser encontrada em qualquer posto do município, mas sabemos o quanto é importante adotar estratégias para facilitar ainda mais a adesão da população e lembrar da importância de estar com a vacina em dia”, alertou o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara. A meta é imunizar 95% da população até 30 de maio, data prevista para o término da campanha de vacinação.

Assim como acontece nos postos de saúde, é preciso levar documento de identificação para receber a dose nos postos volantes no Metrô. É importante lembrar que é necessário aguardar ao menos 10 dias após receber a dose para frequentar áreas consideradas de risco para transmissão da doença.

A SMS reforça o pedido para que os munícipes que ainda não receberam a dose procurem uma unidade para se proteger da doença. Até quarta-feira (11), 6.340.952 pessoas foram vacinadas na capital, o que representa 54,2% do público-alvo. A meta é imunizar 95% dos moradores de São Paulo até 30 de maio, data prevista para o término da campanha.

A Zona Norte segue a região com a melhor cobertura vacinal, com 85,5% de moradores vacinados. Em seguida, estão as regiões Sul (66,6%), Oeste (52,8%), Leste (37,7%), Sudeste (37%) e, por fim, o Centro, com apenas 17% da meta.

Até o momento, foram confirmados 12 casos autóctones (ou seja, adquiridos no próprio município de residência) de febre amarela na capital paulista, sendo que sete evoluíram para óbito. É importante ressaltar que todos os casos registrados são de febre amarela silvestre. Não há ocorrência de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

É importante lembrar que a vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças menores de 9 meses de idade, gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, com neoplasia (câncer), com HIV, em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e submetidos a transplante de órgãos. Em caso de dúvida, é importante consultar o médico antes de se vacinar.

Mulheres amamentando crianças com até seis meses de idade e gestantes que são residentes das áreas de risco devem ser vacinadas, após avaliação do médico do pré-natal. Depois de receber a vacina, a lactante deve suspender a amamentação por 10 dias.

Postos volantes em estações do Metrô

Horário: das 10h às 18h

Segunda-feira (16/4): Metrô Sé, Clínicas, Vila Prudente, Sacomã, Penha, Tatuapé, Ana Rosa, Campo Limpo, Capão Redondo

Terça-feira (17/4): Metrô Campo Limpo, Capão Redondo