Segunda-feira, 13 de Novembro de 2017

Postos volantes atenderão moradores do entorno do Parque Ecológico do Tietê

Agentes comunitários de saúde visitarão as casas para indicar os pontos de vacinação contra a febre amarela na região

Agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão nesta terça-feira (14) nos bairros Jardim Francisco e Piratininga, localizados no entorno do Parque Ecológico do Tietê, para informar os moradores sobre a vacinação preventiva contra a febre amarela. A ação será concentrada na quarta-feira (15), das 8h às 17h, em seis postos volantes para atendimento das pessoas abordadas pelos representantes da saúde. A estimativa é aplicar 11 mil doses da vacina neste trecho da zona Leste da capital.

A medida foi anunciada na última sexta-feira (10) após exames laboratoriais confirmarem que um macaco morto no parque teve resultado positivo para febre amarela. O primata foi localizado em Cajamar, região metropolitana, e chegou doente ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do parque.

Cabe ressaltar que o macaco permaneceu todo o tempo em uma sala de recuperação de animais, isolada por telas tipo mosquiteiras nas janelas, não havendo, portanto, circulação do animal nas dependências do parque. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza monitoramento entomológico do parque desde abril deste ano e não foram encontrados os mosquitos Haemagogus e Sabethes, transmissores da febre amarela silvestre.

O parque foi fechado temporariamente ao público de forma preventiva.