Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2020 | Horário: 14:44

Trabalho: Portal do Cate emitiu 4,8 mil certificados em 2020

A plataforma oferece mais de 80 opções de cursos gratuitos on-line para a população em diferentes áreas

O Portal do CATE - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo - da Prefeitura emitiu, em seu primeiro ano de atividade, 4,8 mil certificados em cursos on-line gratuitos. A plataforma, desenvolvida e atualizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, oferece mais de 80 opções de cursos em diferentes áreas de atuação, como saúde, economia criativa e tecnologia.

“Lançamos o Portal do Cate em dezembro de 2019 com o objetivo de ampliar as alternativas de capacitação da população. No entanto, não fazíamos ideia de que uma pandemia iria surgir, obrigando as pessoas a fazerem o isolamento social, acarretando na paralisação as aulas presenciais”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A ferramenta veio no momento certo, sendo importantíssima no auxílio da formação de novos profissionais de maneira facilitada, pois qualquer aparelho com conexão à internet é capaz de acessar a plataforma”, completa.

Com 86 cursos disponíveis, o Portal do Cate é totalmente gratuito e acessível por qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. A plataforma divide as opções de capacitação por meio de seis eixos temáticos, sendo eles: gestão; empreendedorismo e trabalho; economia criativa; saúde e bem-estar; meio ambiente e sustentabilidade; tecnologia; e gastronomia.

Com mais de 61 mil cadastros ativos, o portal conta com cursos desenvolvidos pela Fundação Paulistana e cedidos gratuitamente por parceiros da Prefeitura como o Senac, TIM Tec e CIEE. A cartela de opções é vasta, indo de opções mais tradicionais como o pacote office e editores de imagem, até cursos inovadores e mais complexos como audiovisual, desenvolvimento de jogos, programação de sites, entre outros.

Os cursos possuem linguagem facilitada e acessível, de maneira que qualquer pessoa, independentemente da faixa etária e grau de ensino, consiga compreender o conteúdo sem dificuldades.

Perfil do público

A plataforma indica que 29% dos concluintes dos cursos possuem idade entre 18 e 24 anos; 53% já trabalharam, mas estão desempregados atualmente; 52% possui ensino médio completo; 45% se consideram brancos; 68% são mulheres; e 87% reside na cidade de São Paulo.

Os cursos mais procurados pelos usuários foram na área da gastronomia; os tradicionais microsoft word e excel; edição de imagens; introdução aos cuidados com idosos; e mídias sociais.

Dicas de inspiração e formalização de negócio

Além dos cursos gratuitos, o Portal do Cate possui uma área dedicada para inspirar pessoas que têm o desejo de ter um negócio próprio ou até mesmo criar algo do zero. As dicas vão do uso do marketing digital da maneira correta nas redes sociais, até o desenvolvimento dos soft skills, habilidades socioemocionais que ajudam nas relações pessoais.

Outra aba da plataforma é direcionada a orientações de formalização de negócio, indicando gastos e benefícios, como o acesso a aposentadoria, por exemplo.

Lives do programa Elabora

Por conta da pandemia do coronavírus, as oficinas presenciais do Elabora, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que orienta trabalhadores em busca de recolocação no mercado, foram suspensas por tempo indeterminado.

Assim, a Fundação Paulistana traçou a estratégia de utilizar o sistema AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem por meio do Portal do Cate, que foi palco das lives do Elabora. Ao todo, 950 pessoas foram capacitadas em 24 oficinas realizadas no Elabora on-line.

Disponível integralmente de graça, o Portal do Cate é acessível de qualquer dispositivo conectado com a internet. O usuário tem acesso à toda a cartela de cursos e dicas de inspiração da ferramenta após realizar um simples cadastro, que pode ser vinculado ao Facebook e G-Mail, o que deixa o preenchimento das informações ainda mais simplificado. Acesse e comece a estudar agora mesmo sem sair de casa: www.cate.prefeitura.sp.gov.br