Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022 | Horário: 17:00

Política pública de São Paulo para imigrantes vence o concurso Gobernarte

A cidade vence na categoria “Gestão de novos fluxos migratórios”, junto a mais dois governos subnacionais

Na oitava edição da premiação do Concurso Gobernarte 2022: a arte do bom governo - prêmio Pablo Valenti, a cidade de São Paulo venceu a categoria “Inovação pública frente aos novos fluxos migratórios” com a iniciativa “Modelo de Governança Participativa e Intersetorial de Políticas para Migrantes”, reflexo do trabalho da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A Assessora de Assuntos Internacionais Multilaterais, Talita Vieira Antonio, representou a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) na mediação entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável pelo concurso entre os governos subnacionais da América Latina e Caribe, a fim de promover a integração comercial e financiar projetos nessa região.

O objetivo do Gobernarte é identificar, divulgar, apoiar e enfim premiar os projetos inovadores de gestão pública de estados, províncias, departamentos, municípios ou outras denominações equivalentes na ALC. Em 2022, a premiação contou com duas categorias, “Inovação pública frente aos novos fluxos migratórios” e “Inovação pública para prevenir e responder ao crime de tráfico de pessoas”, e foram premiadas três iniciativas em cada uma. São Paulo foi classificado como um município com mais de 1 milhão de habitantes e venceu juntamente ao estado de Sonora, no México, e a cidade de San Miguel, em El Salvador, na mesma categoria. Ao todo foram 68 projetos inscritos de 13 países latino-americanos e caribenhos.

O prêmio reconhece São Paulo como um município que se move em prol dos direitos dos migrantes e reforça que todo indivíduo deve ter acesso à Educação, Saúde e Assistência Social, além de fortalecer a rede de cidades que abraçam esta mesma causa.