Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2020

Podcast histórico conta episódios dos 466 anos de São Paulo

São Paulo ganha, na semana de seu aniversário de 466 anos, uma série inédita no formato podcast que resgata histórias da formação da cidade e de sua gente. O produto é a primeira produção ficcional de um órgão público no país e também a primeira ficção em podcast 8D, tecnologia que reproduz além do plano horizontal, permitindo que o ouvido humano tenha uma experiência realmente imersiva.

A série completa estará disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, onde pode ser ouvida de forma gratuita. Também pode ser acessada diretamente no site da Prefeitura.

Dividida em oito episódios, "Idas&Vindas" é protagonizada por uma personagem (Dona Teresa) que se desloca de ônibus pelos bairros de São Paulo. Em seus passeios, ela vai relembrando fatos históricos que sempre têm em comum, como pano de fundo, alguma relação familiar com a protagonista. Diálogos e trilha sonora ajudam a compor os cenários de época, um dos diferenciais da produção.

Ao lado de episódios mais conhecidos dos 466 anos, como a fundação da cidade, a Semana de 22 e a formação de bairros tradicionais, a série resgata episódios menos conhecidos do grande público, como a aclamação, em 1641, de Amador Bueno como Rei de São Paulo - uma reação da comunidade pró-Espanha após a separação do reino de Portugal. Bueno, entretanto, recusou a nomeação, evitando um banho de sangue.

A Prefeitura de São Paulo produz conteúdo informativo em áudio com frequência semanal desde abril do ano passado. São dois programas: o Aproveite São Paulo, pílulas de um minuto que têm o objetivo de descrever serviços e equipamentos públicos para orientar o cidadão, e o Acontece em SP, um bate-papo semanal com convidados sobre assuntos que dizem respeito à cidade.