Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 | Horário: 11:15

Plataforma EaD da Prefeitura de SP recebe mais de 680 mil visitantes no primeiro semestre de 2020

Portal do Cate conta com 72 cursos divididos em seis eixos temáticos, qualificação é gratuita

O Portal do Cate – plataforma de qualificação profissional desenvolvida pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo – tem sido uma boa alternativa para a população que busca capacitação gratuita durante a pandemia do coronavírus. No primeiro semestre do ano, mais de 680 mil pessoas visitaram o site, que oferece dicas de inspiração e cursos com certificado nas mais diferentes áreas.

“Lançamos o Portal do Cate em dezembro de 2019 para ser uma alternativa de capacitação profissional gratuita e rápida para a população. Com a pandemia do coronavírus, boa parte dos nossos programas que oferecem cursos tiveram que ser pausados, transformando a plataforma EaD como uma das principais ferramentas da Secretaria para a formação de novos profissionais na capital”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A plataforma apresentou um aumento de 104% em números de usuários durante a a quarentena, decretada pelo Governo do Estado no mês de março. Atualmente, o Portal do Cate possui mais de 60 mil cadastros efetuados e pouco mais de 19 mil inscrições nos cursos oferecidos pelo site, reforçando que em tempos de isolamento social o ensino à distância é uma boa alternativa para quem busca enriquecer o currículo e se destacar no mercado.

Com mais de 70 cursos à disposição do usuário, o Portal do Cate conta com seis eixos temáticos para cada modalidade, são eles: gestão, empreendedorismo e trabalho; economia criativa; saúde e bem-estar; meio ambiente e sustentabilidade; tecnologia e gastronomia. Todas as opções garantem ao aluno uma certificação, disponível ao término de cada módulo.

As opções mais procuradas no portal são aquelas ligadas a funções de escritório e gestão, como os programas inclusos no Pacote Office e até mesmo cursos de tratamento de imagens e edição de vídeos. Outro tema pesquisado com maior frequência na plataforma são os cursos de economia criativa, como a opção de introdução à gastronomia e o curso de modelagem e costura para a criação de peças autorais.

O site possui um sistema adaptável a plataforma em que é acessado, contendo uma versão mobile acessível para qualquer computador, celular ou tablet com acesso a internet. O aluno pode visitar a plataforma de onde estiver, em qualquer dia ou horário, e dar continuidade aos seus estudos.

E para quem já trabalha ou possui uma área de atuação definida, mas busca complemento profissional, o Portal do Cate também oferece cursos de reforço em matemática, gramática e informática, que podem ser utilizados como diferencial no currículo.

Elabora on-line

Em junho, a Fundação Paulistana passou a disponibilizar as aulas do Elabora no Portal do Cate em formato de livestream. Usando os oficineiros que dão as aulas nas unidades físicas do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, os encontros virtuais dão dicas de como se destacar em processos seletivos; orientações para a identificação de habilidades e talentos; além de informações de como se comunicar e comportamento no ambiente de trabalho.

As lives do Elabora on-line são realizadas semanalmente, a programação é divulgada com antecedência nas redes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (@spsmdet) e da Fundação Paulistana (@fundacao.paulistana). A participação garante ao usuário um certificado digital do Programa Elabora, disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo e pela Fundação Paulistana.

As aulas presenciais do Elabora estão suspensas por tempo indeterminado, por decorrência do coronavírus. Mais de 5 mil pessoas já se capacitaram pelo programa, realizado em unidades selecionadas do Cate sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h.

Mentorias e inspirações ao empreendedor

Além dos cursos de capacitação profissional, o portal possui uma área dedicada ao empreendedorismo. Nela, o usuário tem acesso a dicas, orientações e até textos de inspiração que podem expandir os horizontes de quem já trabalha ou para quem busca autonomia nos negócios.

A plataforma conta também com cursos rápidos de marketing digital e gestão de negócios, fundamentais para quem deseja ampliar a sua rede ou até mesmo dar um pontapé inicial em uma ideia que está no papel.

O Portal do Cate é totalmente gratuito e pode ser acessado de qualquer lugar com acesso à internet. O cadastro é simples, tendo a possibilidade de ser vinculado ao Facebook, que preenche boa parte das informações necessárias para a criação da conta. Acesse e faça agora seu cadastro gratuitamente: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Portal do Cate – Cursos profissionalizantes gratuitos

Endereçowww.cate.prefeitura.sp.gov.br

Acessível de qualquer computador, celular ou tablet com acesso a internet.

Plataforma gratuita