Notícias

Plataforma EaD da Prefeitura de SP recebe mais de 680 mil visitantes no primeiro semestre de 2020

Portal do Cate conta com 72 cursos divididos em seis eixos temáticos, qualificação é gratuita

De Secretaria Especial de Comunicação

O Portal do Cate – plataforma de qualificação profissional desenvolvida pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo – tem sido uma boa alternativa para a população que busca capacitação gratuita durante a pandemia do coronavírus. No primeiro semestre do ano, mais de 680 mil pessoas visitaram o site, que oferece dicas de inspiração e cursos com certificado nas mais diferentes áreas.

“Lançamos o Portal do Cate em dezembro de 2019 para ser uma alternativa de capacitação profissional gratuita e rápida para a população. Com a pandemia do coronavírus, boa parte dos nossos programas que oferecem cursos tiveram que ser pausados, transformando a plataforma EaD como uma das principais ferramentas da Secretaria para a formação de novos profissionais na capital”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A plataforma apresentou um aumento de 104% em números de usuários durante a a quarentena, decretada pelo Governo do Estado no mês de março. Atualmente, o Portal do Cate possui mais de 60 mil cadastros efetuados e pouco mais de 19 mil inscrições nos cursos oferecidos pelo site, reforçando que em tempos de isolamento social o ensino à distância é uma boa alternativa para quem busca enriquecer o currículo e se destacar no mercado.

Com mais de 70 cursos à disposição do usuário, o Portal do Cate conta com seis eixos temáticos para cada modalidade, são eles: gestão, empreendedorismo e trabalho; economia criativa; saúde e bem-estar; meio ambiente e sustentabilidade; tecnologia e gastronomia. Todas as opções garantem ao aluno uma certificação, disponível ao término de cada módulo.

As opções mais procuradas no portal são aquelas ligadas a funções de escritório e gestão, como os programas inclusos no Pacote Office e até mesmo cursos de tratamento de imagens e edição de vídeos. Outro tema pesquisado com maior frequência na plataforma são os cursos de economia criativa, como a opção de introdução à gastronomia e o curso de modelagem e costura para a criação de peças autorais.

O site possui um sistema adaptável a plataforma em que é acessado, contendo uma versão mobile acessível para qualquer computador, celular ou tablet com acesso a internet. O aluno pode visitar a plataforma de onde estiver, em qualquer dia ou horário, e dar continuidade aos seus estudos.

E para quem já trabalha ou possui uma área de atuação definida, mas busca complemento profissional, o Portal do Cate também oferece cursos de reforço em matemática, gramática e informática, que podem ser utilizados como diferencial no currículo.

Elabora on-line

Em junho, a Fundação Paulistana passou a disponibilizar as aulas do Elabora no Portal do Cate em formato de livestream. Usando os oficineiros que dão as aulas nas unidades físicas do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, os encontros virtuais dão dicas de como se destacar em processos seletivos; orientações para a identificação de habilidades e talentos; além de informações de como se comunicar e comportamento no ambiente de trabalho.

As lives do Elabora on-line são realizadas semanalmente, a programação é divulgada com antecedência nas redes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (@spsmdet) e da Fundação Paulistana (@fundacao.paulistana). A participação garante ao usuário um certificado digital do Programa Elabora, disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo e pela Fundação Paulistana.

As aulas presenciais do Elabora estão suspensas por tempo indeterminado, por decorrência do coronavírus. Mais de 5 mil pessoas já se capacitaram pelo programa, realizado em unidades selecionadas do Cate sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h.

Mentorias e inspirações ao empreendedor

Além dos cursos de capacitação profissional, o portal possui uma área dedicada ao empreendedorismo. Nela, o usuário tem acesso a dicas, orientações e até textos de inspiração que podem expandir os horizontes de quem já trabalha ou para quem busca autonomia nos negócios.

A plataforma conta também com cursos rápidos de marketing digital e gestão de negócios, fundamentais para quem deseja ampliar a sua rede ou até mesmo dar um pontapé inicial em uma ideia que está no papel.

O Portal do Cate é totalmente gratuito e pode ser acessado de qualquer lugar com acesso à internet. O cadastro é simples, tendo a possibilidade de ser vinculado ao Facebook, que preenche boa parte das informações necessárias para a criação da conta. Acesse e faça agora seu cadastro gratuitamente: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

Serviço

Portal do Cate – Cursos profissionalizantes gratuitos

Endereçowww.cate.prefeitura.sp.gov.br

Acessível de qualquer computador, celular ou tablet com acesso a internet.

Plataforma gratuita

Ações do documento