Notícia na íntegra

Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2020 | Horário: 19:16

Plano de Ação Climática de São Paulo é aprovado pela rede de cidades C40

Documento busca orientar a ação do governo municipal para fortalecer a variável climática em suas políticas públicas

O Plano de Ação Climática da cidade de São Paulo (PlanClima SP), desenvolvido pela Prefeitura, foi aprovado pela rede de cidades C40 na terça-feira (8). O documento apresenta os esforços a serem empreendidos para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa no município de São Paulo até 2050, indicando as medidas necessárias para fortalecer a resiliência, reduzir as vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais da população paulistana e aumentar sua capacidade de adaptação climática. Com esta aprovação, o PlanClima SP passa a ser reconhecido internacionalmente e foi atestada pela C40 sua compatibilidade com o Acordo de Paris. 

Com o objetivo de engajar-se com as ambições globais relativas ao enfrentamento da crise climática, a Prefeitura de São Paulo aderiu ao compromisso Prazo 2020 – Carta Compromisso do Acordo de Paris, proposta pela C40, em 2018. Desde então, a Prefeitura esteve dedicada a elaboração de um documento estratégico que apresentasse ações de mitigação e adaptação climática a serem implementadas na cidade.  

A aprovação do Plano de Ação Climática foi comunicada por meio de uma carta do Diretor Executivo da C40, Mark Watts, ao Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na qual são destacados os esforços da administração municipal para retratar as fontes de emissão de gases de efeito estufa na cidade, os efeitos das mudanças climáticas no território e as oportunidades para adoção de medidas ambiciosas. “Nosso trabalho na Prefeitura de São Paulo tem por objetivo garantir que as próximas gerações possam viver em uma cidade mais justa e sustentável”, afirmou o Prefeito Bruno Covas. “Mais do que pensar as ações climáticas para a maior cidade da América Latina, este Plano reforça o compromisso da Prefeitura com o meio ambiente e o futuro de São Paulo”, declarou o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes. 

O PlanClima SP foi desenvolvido ao longo do último ano por meio de um Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI), formado pela equipe de Relações Internacionais, pelas Secretarias do Governo Municipal; do Verde e do Meio Ambiente; de Licenciamento; de Infraestrutura Urbana e Obras; de Desenvolvimento Urbano; de Habitação; das Subprefeituras; de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; da Saúde; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; de Segurança Urbana; Controladoria Geral do Município; Autoridade Municipal de Limpeza Urbana; pelo Centro de Gerenciamento de Emergências, pela Companhia de Engenharia de Tráfego, pela São Paulo Transportes (SPTrans), pela São Paulo Obras, São Paulo Urbanismo e pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo.  

O Acordo de Paris 

Criado em 2015, durante a 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), o Acordo de Paris é um tratado que estabelece mecanismos para que os países limitem o aumento da temperatura global abaixo de 2°C, em relação aos níveis pré-industriais, e fortaleçam a defesa contra os impactos da mudança do clima.  

Sobre a C40 

A rede de cidades C40 reúne megacidades de diferentes partes do mundo comprometidas a enfrentar a mudança do clima.  O objetivo da rede é incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades e apoiá-las na adoção de medidas climáticas ambiciosas, liderando o caminho para um futuro mais saudável e sustentável. Atualmente, a C40 é presidida pelo Prefeito de Los Angeles (EUA), Eric Garcetti, e é composta por 97 cidades em todo o mundo. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn