Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 | Horário: 13:27

Planetário comemora missão cinquentenária à Lua com exposição

Com o tema “Lua à Vista: 50 anos do primeiro passo”, Planetário do Ibirapuera impacta por colocar o visitante em realidade aumentada.

A ida do homem à Lua – e o próprio desenvolvimento tecnológico da corrida espacial – são temas que estarão disponíveis para quem visitar o Planetário do Ibirapuera, de 20 a 30 de julho. Muito mais que registrar os 50 anos da ida do homem à Lua, a ideia é impactar o visitante em uma realidade aumentada, onde ele se sinta um explorador do espaço e possa experimentar a vista do nosso planeta a partir de um foguete.

Esse é o mote do evento “Lua à Vista: 50 anos do primeiro passo”, que será inaugurada nesta sexta, 19 de julho, e ficará aberta até o dia 29 de julho, em horários flexíveis, conforme o dia da semana. Podem ser conferidos nessa exposição alguns objetos, revistas e globos, mas o programa inclui outras novidades. Uma delas é a Sessão Especial “50 Anos Lunáticos”, ao vivo. Ela será narrada in loco pelo físico e professor dos Planetários Raphael Malagoli.

As atividades vão além da exposição em si e das sessões ao vivo: a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) idealizou e preparou uma experiência sensorial para o visitante, mas o diretor dos Planetários prefere não antecipar as novidades para evitar o famoso spoiler. “Queremos que essa dinâmica se inicie desde a ambientação, para que o visitante realmente se sinta como se estivesse dentro do Saturno V”, complementa João.

Viagem histórica

O foguete Saturno V levou os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins à Lua, na missão Apolo 11, que às 20h17 do dia 20 de julho de 1969, atingiu o solo lunar (alunissou). Seis horas depois, dois deles – Armstrong e Buzz – pisaram em solo lunar e coube a Armstrong a célebre frase ‘Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”.

A expedição estava dentro do Programa Apollo, com várias missões espaciais coordenadas pela agência espacial dos Estados Unidos (NASA). Os primeiros sete voos da Apollo não foram tripulados e um deles, o Apollo 1, homenageia os três astronautas que morreram ainda em solo, quando a cabine do foguete se incendiou. Novas missões tripuladas foram enviadas, após a Apollo 11, mas o programa foi abandonado após a Apollo 17. A Apollo 18 (Apollo Soyuz) não entra nesse cômputo, pois não objetivava chegar à Lua.

Corrida armamentista

Engana-se quem acha que a ida do homem à Lua tenha sido uma disputa por novas fronteiras. Na verdade, buscava-se uma possibilidade de atingir com precisão um alvo em movimento – e nada mais justificável do que ser capaz de alcançar nosso satélite, a Lua. Essa tecnologia vinha sendo desenvolvida pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. O fim da guerra, no entanto, não tirou o fôlego das então potências União Soviética e Estados Unidos, que queriam se apossar desse recurso para fins bélicos. Era o auge da chamada Guerra Fria entre as duas potências, que assim disputavam uma silenciosa corrida armamentista, protagonizada por dois cientistas: o russo Sergei Pavlovich Korolev e o alemão Wernher Magnus Maximilian von Braun.

Korolev, engenheiro-chefe do programa espacial soviético, estava infiltrado na missão nazista e trouxe essa tecnologia para solo russo, sendo responsável pelo lançamento do Sputnik (primeiro satélite artificial) e da missão que levou o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika.

Seu rival na disputa era ninguém menos que o alemão von Braun, integrante da SS (organização paramilitar organizada por Hitler), e quem desenvolveu armas durante a Alemanha nazista. Com o fim da guerra e sem qualquer possibilidade de permanecer em seu país, von Braun foi “acolhido” pelos americanos; projetou o primeiro foguete de grande porte movido a combustível líquido (o Aggregat 4) e liderou o desenvolvimento do Saturno V.

SERVIÇO – PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA

Inauguração da exposição Lua à Vista: 50 anos do primeiro passo

Local: Planetário do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10

Data: 20/07 - sábado