Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019 | Horário: 11:20

Pirituba terá nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas

Localizado no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, na Zona Norte, equipamento terá capacidade para atender 16 mil pacientes por mês
979781-Visita às Futuras Instalações de Unidade de Pronto Atendimento – UPA em Pirituba

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, visitaram nesta quarta-feira (20) as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, no complexo médico do Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, Zona Norte da capital. Quando inaugurada, a nova unidade irá oferecer serviços de urgência 24 horas, nos sete dias da semana. A unidade vai substituir a Assistência Médica Ambulatorial AMA que funciona no local e também qualificar o atendimento do Pronto-Socorro, absorvendo parte de sua demanda.

“Essa aqui é mais uma obra que estava parada quando assumimos a gestão. No total, são seis UPAs que iremos entregar na cidade para desafogar os equipamentos existentes e melhorar o atendimento à população”, disse o prefeito.

A UPA está sendo implantada em um terreno de 4.400 m² e, quando concluída, terá 1.778 m² de área construída. Como as demais obras executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), atenderá a todas as normas de acessibilidade. Já foram executados 89% dos trabalhos. Essa unidade de saúde conta com R$ 7,4 milhões de investimentos da Prefeitura.

A estrutura física da UPA é composta por duas salas de acolhimento e classificação de risco, sala de inalação com 17 poltronas, duas salas de medicação com 13 cadeiras cada, posto de coleta, sala de eletrocardiograma, gesso, sutura e RX convencional, além de três consultórios de pediatria, outros três de Clínica Médica, consultórios de ortopedia e odontológico. A unidade conta, ainda, com sala de expurgo, de emergência com seis leitos, duas de observação adulto com nove leitos cada e uma de observação infantil com sete leitos. Também fazem parte do complexo duas áreas de isolamentos, recepção infantil e adulto,  farmácia e sala de Serviço Social, além das áreas administrativas.

A capacidade de atendimento prevista é de cerca de 16 mil pacientes por mês em uma área que abrange a população residente na Supervisão Técnica de Saúde de Pirituba, além de moradores de bairros vizinhos como Perus, Freguesia do Ó e Brasilândia.