Sexta-feira, 8 de Maio de 2020

Rodízio municipal: pessoas com deficiência que já têm autorização de liberação estão isentas da nova medida

Quem já tem direito adquirido não terá rotina alterada pelo rodízio que passa a vigorar a partir de segunda-feira (11). Novos pedidos devem ser feitos pelo Portal 156

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, anuncia que o rodízio municipal que irá vigorar a próxima segunda-feira (11) não irá alterar a isenção já concedida às pessoas com deficiência, condutoras ou não, que já têm autorização para rodar normalmente pela cidade.

“A medida é extremamente necessária para diminuir a circulação das pessoas e, com isso, o contágio do coronavírus, principalmente para as pessoas com deficiência que são, sem dúvida, as mais vulneráveis. E para quem tem a isenção, nada muda”, afirmou Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência.

As pessoas com deficiência que não têm autorização de liberação do rodízio podem fazer seus pedidos pelo Portal 156. No momento, os atendimentos presenciais estão suspensos como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus. No Portal 156 há todas as informações e orientações.

O órgão responsável pelo rodízio municipal é a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV). Não há adesivo ou credencial para ser afixada no veículo. A placa do automóvel isento é cadastrada no Sistema de Administração de Penalidades Aplicadas a Administração e Trânsito (APAIT), garantindo a sua identificação.

Todos os profissionais da área da Saúde também estão isentos do rodízio, mas precisam se cadastrar no isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br. Um comunicado será enviado por email a todos os prestadores de serviço, solicitando a cada profissional o envio da documentação simples e autodeclaratória com CPF, nome, estabelecimento no qual trabalha e placa do veículo. A Prefeitura dará prazo de dez dias para o cadastro e, durante esse período, as multas desses profissionais serão excluídas, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.