Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

Pátio de Compostagem recebe quase 3 mil toneladas/ano de resíduos orgânicos em São Mateus

Horário: 00:00
Espaço conta com 3.100 m² e dispõe de nove canteiros que recebem material orgânico (frutas, legumes e verduras) recolhidos nas 38 feiras livres da região
1566784-Pátio de Compostagem São Mateus

O prefeito Bruno Covas visitou, nesta quinta-feira (17), o Pátio de Compostagem São Mateus, na Zona Leste da cidade, que tem capacidade de receber até 2.880 toneladas/ano de resíduos. O local, inaugurado em dezembro, faz parte do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com Subprefeituras e empresas de varrição.

O Pátio São Mateus conta com 3.100 m² e dispõe de nove canteiros, com capacidade para receber, semanalmente, até 60 toneladas de material orgânico (frutas, legumes e verduras), recolhidos nas 38 feiras livres da região. Depois de tratados, os detritos serão transformados em composto de qualidade, ideal para adubar a terra de parques e praças. O material é distribuído gratuitamente.

“Atualmente, o Projeto de Compostagem cobre cerca de 20% das feiras livres da cidade de São Paulo. A expectativa é cobrir todas as feiras da cidade, além dos mercadões”, afirma Edson Tomaz de Lima Filho, Presidente da Amlurb.

Cinco endereços na cidade

O município conta com outros pátios de compostagem: Lapa, Sé, Mooca e Ermelino Matarazzo. Desde o início do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, em dezembro de 2015, com a inauguração do Pátio Lapa, que tem capacidade de 60 toneladas/semana,  São Paulo deixou de enviar para os aterros sanitários cerca de 3.900 toneladas de resíduos orgânicos, transformando-as em 624 toneladas de composto de alta qualidade.

As unidades da Sé, Mooca e Ermelino Matarazzo, inauguradas, respectivamente, em setembro, novembro e no último dia 9, podem retirar, anualmente, dos aterros sanitários, 2,8 mil toneladas de resíduos orgânicos.

Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis

Criado há três anos, o programa Feiras e Jardins Sustentáveis tem como meta oferecer tratamento ambientalmente adequado para restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos, podem ser desenvolvidos compostos de qualidade.

Graças ao processo de compostagem do material coletado, é possível diminuir o custo de operação de jardinagem de praças e jardins – por gerar adubo – e evitar o despejo de mais volume em aterros sanitários diminuindo, assim, o deslocamento de caminhões e emissões de dióxido de carbono. Trata-se de uma iniciativa da Amlurb em parceria com as Subprfeituras e empresas de varrição, para o atendimento das metas do PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Onde encontrar os pátios:

São Mateus: Rua Forte de Araxá, n° 409
Lapa: Avenida José Maria de Faria, n° 487