Quarta-feira, 15 de Julho de 2020 | Horário: 19:38

Participe da 3ª Edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Inscrições para empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos com atuação em São Paulo seguem até 16 de agosto

Até o dia 16 de agosto, empresas, entidades do terceiro setor e órgãos públicos com atuação em São Paulo podem inscrever suas iniciativas e políticas de diversidade e inclusão para concorrer ao Selo Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

O programa que está em sua terceira edição, já premiou nas duas edições anteriores, mais de 120 organizações. Além de serem contempladas com o Selo, essas organizações passam a integrar uma rede diversa e estruturada, para a troca de experiências entre as empresas e para discussões sobre os principais desafios das ações de inclusão e as políticas públicas já existentes voltadas a esta temática.

Clique aqui e saiba como inscrever a iniciativa da sua empresa, organização ou entidade

Em caso de dúvidas, escreva para o e-mail: smdhcselo@prefeitura.sp.gov.br

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade reconhece iniciativas que se enquadrem em três áreas:

1. Inclusão e Gestão da Diversidade – focada na contratação, promoção e proteção dos direitos humanos;
  2. Responsabilidade Social, buscando iniciativas voltadas à comunidade e sociedade;
  3. Imagem e Posicionamento, com iniciativas voltadas à comunicação, marketing e desenvolvimento de produtos e serviços.

As iniciativas precisam atender a uma ou mais categorias do programa:

• Criança e Adolescente;
  • Egressos do Sistema Prisional e Pessoas Privadas de Liberdade;
  • Igualdade Racial;
  • Imigrantes;
  • Juventude;
  • LGBTI;
  • Mulheres;
  • Pessoas com Deficiência;
  • Pessoas em Situação de Rua;
  • Pessoas Idosas.

As melhores práticas de promoção dos Direitos Humanos e valorização da diversidade serão contempladas.

Empresas e organizações já premiadas
O Selo premia empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte. Nas duas edições anteriores a Free Soul Food, empresa de alimentação natural, foi premiada pelo recrutamento especial focado em mulheres negras e imigrantes, concorrendo nas categorias Mulheres, Imigrantes e Inclusão e Gestão de Diversidade.

Outra empresa reconhecida em duas edições do Selo, a hamburgueria Castro Burger, objetiva a contratação das populações minorizadas e também a elaboração e o acolhimento de eventos/ideias/conceitos sobre a diversidade.

O que é o programa
O Selo de Direitos Humanos e Diversidade é uma iniciativa que embasa a principal missão da pasta que é a de formular, articular e coordenar a Política Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, de forma transversal, interseccional, participativa e com respeito à diversidade, por meio da promoção e defesa de direitos, em benefício da população, com atenção especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, visando a uma sociedade justa, igualitária, inclusiva, solidária e intercultural.

A defesa desses princípios perpassa pela garantia do direito ao emprego e apoio à subsistência do indivíduo, por meio de sua inserção no mercado de trabalho para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade, respeito e construam sua noção de cidadania.

O programa Selo de Direitos Humanos e Cidadania pretende reconhecer e promover boas práticas a partir da criação de um banco de dados para ser compartilhado com outras organizações e com a sociedade. Ele realiza isso por meio de uma premiação que prestigia essas iniciativas e posteriormente convida as empresas e organizações envolvidas para compor uma rede para troca de experiências e aprendizado mútuo. A primeira edição ocorreu em 2018.

O período de validade do selo é de um ano. As organizações que participaram em 2019 podem reinscrever os mesmos projetos - a fim de apresentar sua evolução – ou apresentar novas iniciativas.