Segunda-feira, 27 de Julho de 2020 | Horário: 12:34

Parques: círculos no gramado orientam sobre distanciamento

A exemplo do que ocorre em outros países, medida foi adotada em parques municipais paulistanos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e Meio Ambienta (SVMA), tem tomado diversas providências para garantir a reabertura segura dos parques municipais. Em alguns deles, foram desenhados círculos para garantir o distanciamento social entre os frequentadores, a exemplo do que acontece também em outros países. Os círculos, com cerca de 2,5 e 3 metros de diâmetro, foram pintados nos gramados dos parques do Ibirapuera, Carmo, Burle Marx e Povo, com a finalidade de orientar os frequentadores sobre o distanciamento necessário em período de pandemia. A medida foi adotada também em cidades dos Estados Unidos e países europeus.

No dia 13 de julho foram reabertos 70 dos 108 parques municipais (59 urbanos, cinco naturais e seis áreas de preservação), com medidas de restrição e horário reduzido. Para os locais atendidos nesta etapa, os horários de funcionamento são diferenciados: das 10h às 16h, de segunda-feira a sexta-feira. Os parques Ibirapuera, do Carmo, Aclimação e Independência têm horário diferente de atendimento, das 6h às 16h. Também foram reduzidos os portões de acesso e a reabertura, neste momento, contempla apenas os dias da semana. Aos fins de semana, todos permanecem fechados, para evitar aglomerações.

Atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo (conforme a estrutura de cada unidade) estão liberadas, respeitando o uso de máscara e o distanciamento social. Práticas que promovem aglomeração, como eventos e esportes coletivos, estão temporariamente suspensas. Nesta etapa, os parquinhos e equipamentos de ginástica também estão restritos. Os sanitários permanecem abertos.