Segunda-feira, 1 de Abril de 2019

Parque Trianon promove 11 eventos e um mês de atividades para comemorar aniversário de 127 anos

Horário: 00:00
A área verde recebe programação com exposições, palestras e visitação monitorada que se estende até o dia 28 de abril

O Parque Trianon - Tenente Siqueira Campos completa 127 anos na próxima terça-feira (3) e prepara uma série de atrativos que acontecem durante todo o quarto mês de 2019. O parque está localizado na Avenida Paulista e figura entre os mais conhecidos e frequentados da capital paulista.

Três eventos ocorrem na terça (2), com a exposição “Quem Sou Eu”, que reúne cinco esculturas de grande porte da artista Anita Kaufman. As peças podem ser apreciadas logo na entrada principal do parque, diariamente, das 6h às 18h, e ficarão expostas até o dia 1º de junho. Às 11h, será realizada uma roda de conversa para discutir os problemas causados pela invasão biológica provocada por uma palmeira australiana, entre outras árvores, seguida de visita guiada pelo parque. À tarde, Polícia Militar promove a palestra Prevenção Primária Volante, que mobiliza profissionais para orientar os munícipes sobre como agir em situações de violência.

A agenda segue na quinta (4), às 10h, com um passeio pela área onde estão as árvores mais antigas do parque, a partir da Alameda do Fauno. O local também sedia atividade sobre coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos, no dia 5, às 10h, seguida de visita guiada. Para participar das visitas monitoradas, o interessado precisa se inscrever pelo e-mail parquetrianon@prefeitura.sp.gov.br.

A quinta também abre espaço para duas discussões, após palestras com temáticas sobre direitos humanos e diversidade. A primeira delas, sobre Diretos Humanos em Transformação e Afirmação, ocorre às 11h; a outra, com o tema Ambiente e Diversidade, será realizada às 14h. Ambas serão ministradas pelo presidente da Academia Paulista de Direito, Alfredo Attié.

A visão legal também está presente na roda de conversa programada para o sábado (6), às 15h30. O advogado Michel Rosenthal Wagner fala sobre as praças e os parques da cidade. As comemorações são retomadas no dia 13, às 12h, com uma apresentação do músico Pablo Vieira.

No último dia de comemorações, 28 de abril, a Associação Viva e Deixe Viver promove sua tradicional Domingueira de Histórias, um encontro divertido com contação de histórias e brincadeiras populares, às 10h. A seguir, o visitante pode escolher dois horários – às 11h ou às 14h – para aprender a fazer um arranjo de flores com a técnica do Ikebana, com a mestre Emiko Ide, arte japonesa de arranjo floral cujo termo significa “flores vivas”. Fique de olho na programação completa e prestigie o parque mais paulistano dos Jardins!

O parque

Um pedacinho de Mata Atlântica define um dos parques centrais mais pesquisados da cidade. Inaugurado no fim do século XIX, o local foi projetado por Paul Villon e remodelado por Roberto Burle Marx. O nome "Trianon" foi dado em alusão ao belvedere onde hoje se localiza o MASP - o local recebeu atrações culturais e até mesmo obras de arte de Victor Brecheret e Luiz Brizzolara. Em plena Avenida Paulista, o parque conserva árvores centenárias remanescentes da Mata Atlântica e abriga uma rica biodiversidade. Saiba mais sobre o Parque Trianon no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Aniversário Parque Trianon - Tenente Siqueira Campos

Exposição “Quem Sou Eu”

Palestra Prevenção Primária Volante

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César

Local da atividade: Praça dos Mastros (Portão Principal)

Roda de Conversa sobre invasão biológica

Local da atividade: Praça da Aretuza

Visita monitorada para conhecer as árvores antigas do parque

Local da atividade: Alameda do Fauno

Inscrições pelo e-mail: parquetrianon@prefeitura.sp.gov.br

Coleta Seletiva no parque e visita monitora

Local da atividade: Alameda do Fauno

Inscrições pelo e-mail: parquetrianon@prefeitura.sp.gov.br

Palestra: Diretos Humanos em transformação e afirmação

Palestra: Ambiente e Diversidade

Local da atividade: Roda dos Tocos

Roda de conversa: "As praças e os parques como territórios comuns da cidade"

Local da atividade: Praça da Aretuza

Apresentação de solo de violão com o violonista Pablo Vieira

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César

Local da atividade: Praça dos Mastros (Portão Principal)

Domingueira de Histórias

Workshop de Emiko Ide Arte Floral Ikebana

Horários: às 11h e às 14h

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César

Local da atividade: Mesa de piquenique (ao lado do prédio da administração do parque).