Quarta-feira, 12 de Junho de 2019

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo comemora 16 anos

Reserva natural na zona leste abriga mais de cem espécies de fauna

Cedro-rosa, jacarandá-paulista, copaíba, embaúba-prateada e cambuci – todas estas espécies de flora são endêmicas da Mata Atlântica e, apesar de ameaçadas de extinção, enfeitam o maior remanescente do bioma na Zona Leste da cidade. É também nesta grande reserva que vivem mais de 100 espécies de fauna, como o caxinguelê, o papagaio-verdadeiro, o tangará-dançarino e a preguiça-de-três-dedos – animal símbolo deste local. Toda esta biodiversidade pode ser encontrada no Parque Natural Municipal (PNMFazenda do Carmo, aniversariante desta quarta (12).

Administrado pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), o Fazenda do Carmo é a primeira Unidade de Conservação (UC) de proteção integral estabelecida na capital paulista em meio urbano. Dentre os seis parques naturais municipais administrados pela DGUC, o PNMFC é o único situado na Zona Leste e contrasta com a densidade da ocupação urbana nesta região. Vizinho do Parque do Carmo – área verde urbana –, este parque natural integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque e Fazenda do Carmo, gerida pela Fundação Florestal do governo estadual.

É possível visitar o Fazenda do Carmo mediante agendamento prévio. Inaugurada em janeiro de 2019, a nova sede administrativa do PNMFC é o primeiro prédio municipal sustentável da capital, totalmente acessível. Com projeto elaborado pelos técnicos da SVMA, a sede já foi selecionada na chamada pública de Boas Práticas da Agência Ambiental na Administração Pública (A3P), política do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a ONU Meio Ambiente.

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo
Endereço: Estrada da Fazenda do Carmo, 350 – Itaquera