Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 | Horário: 10:24

Parque Natural Municipal Cratera de Colônia completa 12 anos

Pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, trata-se de um dos sítios naturais e científicos mais importantes da cidade e do país

Localizado no distrito de Parelheiros, o Parque Natural Municipal Cratera de Colônia (PNMCC), completou 12 anos na terça-feira (11). Trata-se de uma das Unidades de Conservação (UC) municipais localizadas na Zona Sul da cidade. Dos seis parques naturais municipais administrados pela Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), somente o Fazenda do Carmo, situado na Zona Leste, não está nesta região.

Pertencente à Área de Proteção Ambiental (APACapivari-Monos, unidade também gerida pela SVMA, o PNMCC possui aproximadamente 53 hectares de área e está inserido regionalmente na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na sub-bacia Billings-Tamanduateí. A importância do local vai além da conservação dos remanescentes de Mata Atlântica e é também histórica e científica. O nome se refere à cratera de 3,6 km de diâmetro em que o parque está, resultado da colisão de um corpo celeste com a Terra há cerca de 35 milhões de anos e abrigo para elementos climáticos e de fauna e flora de períodos antigos.

Criado por meio do Decreto nº48.423/2007, o Cratera de Colônia é também uma unidade de conservação de proteção integral conforme a classificação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), ou seja, é totalmente fechado para qualquer tipo de ocupação. No site da SVMA, é possível conferir mais informações sobre Unidades de Conservação.