Terça-feira, 24 de Abril de 2018 | Horário: 15:46

Parque Natural Itaim recebe projeto #vempassarinhar

Além de avistar aves, será possível vislumbrar as belezas naturais do parque, localizado na região sul do município

O projeto #vempassarinhar acontece no sábado (28) no Parque Natural Municipal Itaim. Esta será a primeira vez que a ação será realizada em uma Unidade de Conservação Municipal. O horário de saída a campo será às 7h, tendo como ponto de encontro a sede do parque. Além de avistar aves de rara beleza, como o Surucuá, será possível vislumbrar as belezas naturais do parque, localizado na região sul da cidade.

Crédito: Marcos Kawall

Surucuá

Além dos ganhos individuais com sua saúde e bem-estar, o participante tem sido um grande colaborador da fauna silvestre, pois a já tradicional observação amadora de aves permite o registro das aves encontradas pelo aplicativo e-Bird; esses dados são enviados para a Universidade de Cornell (EUA). Para este evento, o gestor ambiental Adriano Candeias de Almeida participa do “papo de passarinho”, que fala sobre as unidades de conservação.

As orientações para quem quer participar são simples: usar roupas e calçados leves; estar no ponto de encontro no horário informado, usar repelente, trazer algum alimento ou bebida para o lanche colaborativo, além de ferramentas de avistamento, como câmeras fotográficas e binóculos. Acrescente outra orientação importante: apresentar sua carteira de vacinação contra Febre Amarela, já que estará em área sujeita à presença dos mosquitos transmissores.

Desde o início de sua realização, esta é a primeira oportunidade de realizar a observação amadora de aves em um parque natural, com área aproximada de 479 hectares. O Itaim faz limite com a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Bororé-Colônia, assim como os Parques Naturais Municipais Bororé e Varginha. O #vempassarinhar é uma parceria da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Save Brasil e Observatório de Aves do Instituto Butantã.

7h – Saída a Campo (ponto de encontro na Sede da PNM Itaim)
9h30 – Café Participativo
10h – Listagem das espécies avistadas utilizando o aplicativo e-Bird
10h30 - Palestra: “Unidades de Conservação Municipais de São Paulo”, com o Gestor Ambiental Adriano Candeias de Almeida - PMN Itaim/DUC/SVMA.

: 28/04
Local: Rua Amaro Alves do Rosário, s/n,
Referências: próximo à Prefeitura Regional de Parelheiros, Casa do Rosário e Centro Paulus
Como chegar: para quem vai de carro, há opções de rota pelo Google Maps, mas também é possível guiar-se pelo aplicativo Waze. Se for de ônibus, a referência é o ponto central da cidade.